Geral | Da redação/com Fundac | 19/03/2015 10h35

Prefeitura estabelece estratégias para otimizar cultura

Compartilhe:
O secretário de Culturade Mato Grosso do Sul, Athayde Nery e o presidente interino da Fundac, Rodrigo Pimentel. (Foto: Reprodução/Internet) O secretário de Culturade Mato Grosso do Sul, Athayde Nery e o presidente interino da Fundac, Rodrigo Pimentel. (Foto: Reprodução/Internet)

A Prefeitura Municipal de Campo Grande está articulando estratégias e parcerias para otimizar as ações de cultura no município. Com este objetivo, a coordenadora da Central de Programas e Projetos Especiais do executivo municipal, KatianaSabadin, reuniu-se em Brasília nesta quarta-feira, 18, com o Coordenador de Acompanhamento de Projetos Especiais do Ministério da Cultura, Gabriel Vilar. Como resultado, Campo Grande será um dos 357 municípios do país a receber o projeto CEU das Artes - Centros de Artes e Esportes Unificados.

O Centro integra em um mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Por meio da parceria entre União e municípios, o Governo Federal está construído 357 CEUs. Um deles está previsto para Campo Grande.

“Trata-se de um projeto importante, pois integra a comunidade e possibilita espaço para diversas expressões culturais”, afirma o presidente interino da Fundação Municipal de Cultura (FUNDAC) – e secretário de Governo - Rodrigo Pimentel.

Também com o intuito de fortalecer o setor cultural em Campo Grande, Pimentel reuniu-se nesta quarta-feira com o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação de Mato Grosso do Sul (SECTEI) - órgão engloba a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) - Athayde Nery. 

Durante o encontro, Pimentel pediu apoio financeiro do Governo do Estado para viabilizar outras ações culturais em Campo Grande. “Precisamos da participação do Governo do Estado para retomarmos a normalidade na questão cultural em Campo Grande. Para isso, solicitei ao secretário Athayde Nery a viabilização de recursos estaduais, via convênios, para a FUNDAC. A participação do Governo neste processo é muito importante para o município”, explicou. 

Mesmo diante da contenção de despesas provocada pela queda na receita, a Prefeitura de Campo Grande continua realizando uma série de ações de cultura. É o caso do “Só Rock no Horto”, que acontece neste domingo (22), das 18h às 21h, no Teatro de Arena do Horto Florestal. O projeto dá oportunidade para que bandas de rock locais apresentem seus trabalhos e, desta forma, formem seus públicos. A cada edição, apresentam-se bandas dos variados estilos de rock.

Outro projeto com data marcada para acontecer é o “Orla Cultural”, realizado no teatro de arena da Orla Morena, no bairro Cabreúva, todas quintas-feiras, e que leva arte em suas diferentes formas de manifestações voltado a todas as faixas etárias. Para isso, são programadas apresentações desde teatro infantil à performances poéticas. “Por já ter um público assíduo, eventos na Orla Morena geralmente recebem um número significativo de espectadores”, afirma Pimentel.

O projeto “Artes nos bairros” também está em vias de voltar à ativa. Realizado às sextas-feiras, possibilita o acesso a shows musicais, peças teatrais e outras manifestações a moradores de bairros da periferia da cidade. Normalmente, exibidos em espaços abertos, como praças, as apresentações costumam atrair um grande número de pessoas provenientes não somente do bairro onde as apresentações acontecem, mas também dos bairros adjacentes.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS