Geral | Com Observatório do Cinema | 23/03/2024 08h04

Por que Napoleão tampa o ouvido o tempo todo?

Compartilhe:

Napoleão, novo filme de Ridley Scott sobre o imperador francês, constantemente retrata o conquistador tampando o ouvido na iminência dos sons dos canhões. Vamos ver o porquê dessa escolha do longa-metragem e se há base histórica.

Napoleão é um épico de ação que detalha a ascensão e queda do icônico Imperador francês Napoleão Bonaparte, interpretado pelo ganhador do Oscar Joaquin Phoenix.

Com a direção do lendário Ridley Scott e roteiro de David Scarpa, o filme captura a incansável jornada de Bonaparte pelo poder, suas famosas batalhas, sua ambição implacável e sua mente estratégica surpreendente como um líder militar extraordinário e visionário da guerra.

Napoleão também aborda sua relação viciante e volátil com seu verdadeiro amor, Josephine (Vanessa Kirby), mostrando suas táticas militares e políticas visionárias em algumas das mais dinâmicas sequências de batalhas já filmadas.

Continue lendo para saber por que o filme mostra Napoleão tampando os ouvidos o tempo todo.

Explicamos o gesto constante de Napoleão
O que é mais interessante sobre o Napoleão de Joaquin Phoenix enfiando os dedos nos ouvidos ao som de canhões é que não há nenhum registro histórico do Napoleão real fazendo isso.

Portanto, é provável que a característica do personagem tenha sido pensada pelo próprio Phoenix ou pelo diretor do filme, Ridley Scott. Embora isso possa demonstrar um ligeiro desrespeito à precisão histórica, reforça muito bem a interpretação de Phoenix do personagem principal do filme.

Phoenix desempenha o papel principal em Napoleão, de Ridley, de uma forma que faz com que o personagem pareça incrivelmente petulante e notavelmente imaturo.

Portanto, é crível que essa versão infantil da figura titular do filme de fato enfie os dedos nos ouvidos em reação ao som dos canhões no campo de batalha.

Esse tipo de resposta certamente parece a resposta de um líder infantil.

Além de se comportar de forma a fazer com que o Napoleão de Joaquin Phoenix pareça muito mais jovem do que sua idade, o ato de se encolher diante dos sons da batalha também se alinha com a covardia retratada pelo ator principal no filme.

O uso repetido da piada visual também acaba tendo um efeito especialmente cômico, tornando o comandante francês ainda mais difícil de respeitar. Portanto, embora a resposta dos dedos nos ouvidos pareça ser exclusiva do filme Napoleão, ela foi, pelo menos, considerada cuidadosamente antes de ser usada.

Napoleão está disponível no Apple TV+.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS