Geral | Com Assessoria | 02/02/2021 10h06

Pivô anuncia programação de 2021

Compartilhe:

O programa de 2021 do Pivô é uma combinação de projetos pensados originalmente para 2020 e novas propostas articuladas em torno do conceito de "pluriverso": um mundo onde cabem muitos mundos. As cinco exposições do ano, cada uma a seu modo, articulam críticas à hegemonia do pensamento colonial moderno. O programa abre, em 22 de fevereiro, com a mostra coletiva Uma História Natural das Ruínas, curada pela colombiana Catalina Lozano, reunindo 15 artistas, entre brasileiros e estrangeiros, e depois segue com individuais dos brasileiros Paulo Nazareth e Ana Vaz, da porto riquenha Beatriz Santiago Muñoz (parceria com a 34º Bienal de São Paulo) e uma mostra do mexicano Manuel Solano.

A plataforma digital Pivô Satélite, concebida no último ano, entra em sua segunda edição com a mostra O Assombro dos Trópicos. O projeto tem curadoria de Victor Gorgulho e apresenta propostas mensais de Anarca Filmes, Diambe da Silva, Rafael Bqueer e da dupla David Pontes e Wallace Ferreira.

Programa de exposições:

Exposição coletiva: A História Natural das Ruínas
Denilson Baniwa, Louidgi Beltrame, David Bestué, Minia Biabiany, Paloma Bosquê, Elvira Espejo Ayca, Sheroanawe Hakihiiwe, Isuma, Cristiano Lenhardt, Candice Lin, Lina Mazenett e David Quiroga, max wíllà morais, Daniel Steegmann Mangrané, Janaina Wagner.
Curadoria: Catalina Lozano
20/02 a 18/04

Paulo Nazareth: Vuadora
Curadoria: Fernanda Brenner e Diane Lima
29/05 a 07/08

Exposição individual: Ana Vaz
Curadoria: Fernanda Brenner
29/05 a 07/08

Exposição individual: Beatriz Santiago Muñoz*
Curadoria: Fernanda Brenner
28/08 a 07/11
*Projeto realizado em parceria com a 34a Bienal de São Paulo

Manuel Solano: Heliplaza
Curadoria: João Mourão e Luis Silva
28/08 a 07/11

Pivô Satélite #2

O Assombro dos trópicos
Curadoria: Victor Gorgulho

O coletivo Anarca Filmes inaugurou, no último 26 de janeiro, a segunda edição do Pivô Satélite. A mostra de vídeos Usina-Desejo contra a Indústria do Medo reúne trabalhos realizados pelo grupo nos últimos 6 anos, além de um filme desenvolvido especialmente para o projeto. A mostra integra a exposição digital O Assombro dos Trópicos que tem curadoria de Victor Gorgulho e traz ainda projetos de Diambe da Silva, Rafael Bqueer e da dupla Davi Pontes & Wallace Ferreira. Cada artista ocupa a plataforma com propostas individuais durante um mês. Corpo, linguagem, tropicalidade, ficção especulativa e autoficções são algumas das palavras-chave do projeto de Gorgulho, que propõe uma curadoria-narrativa para investigar as contradições em torno da construção histórica do que é lido como tropicalidade.

Artistas selecionados Pivô Pesquisa 2021

O processo seletivo do Pivô Pesquisa foi realizado pela primeira vez em um único momento. Curadores convidados a acompanhar os três ciclos do programa e a equipe do Pivô trabalharam juntas/os para pensar em entrelaçamentos possíveis, interesses transversais e potenciais sinergias e complementaridades entre os 376 projetos inscritos em nossa convocatória aberta. Membros do júri se empenharam em reunir um grupo representativo de artistas levando em conta a relevância e a qualidade de suas pesquisas artísticas, além da diversidade de identidades presentes no Brasil - de raça/etnia, gênero, regionalidade, contexto social e cultural. O programa prevê ao longo de 2021 uma série de atividades individuais e em grupo - várias delas abertas ao público - e os participantes do programa receberão uma bolsa-auxílio de pesquisa no valor de R$750/mês a fim de incentivar seu envolvimento e assiduidade nas dinâmicas do programa.

Ciclo I, de 08/03 a 01/06: Denise Alves-Rodrigues, Dudx, Juno, Laryssa Machada, Noara Quintana, Raphael Escobar, Yná Kabe Rodriguez.
Acompanhamento curatorial: Cláudio Bueno e João Simões (Explode!).

Ciclo II, de 14/06 a 09/09: Ariana Nuala, Bárbara Milano, Cafira Zoé, Camila Mota, Denise Agassi, Leandro Estevan, Maya Quilolo, Rafael Segatto.
Acompanhamento curatorial: Catarina Duncan.

Ciclo III, de 20/09 a 14/12: Gilson Plano, Luana Vitra, Maré de Matos, Marta Supernova, Victor Mota, Vulcanica Pokaropa, Walla Capelobo.
Acompanhamento curatorial: Hélio Menezes

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS