Geral | Da redação/com FCMS | 21/05/2015 11h18

Países Ibero-americanos promovem e apoiam a diversidade cultural

Compartilhe:
Diversos países ibero-americanos desenvolvem projetos voltados à promoção da diversidade cultural (Foto: Ensaio coletivo - Assalto Poético a La Paz) Diversos países ibero-americanos desenvolvem projetos voltados à promoção da diversidade cultural (Foto: Ensaio coletivo - Assalto Poético a La Paz)

A Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, aprovada durante a 33ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), completa 10 anos em outubro de 2015. Ao longo desse tempo, diversos países ibero-americanos signatários do documento implantaram políticas culturais focadas no desenvolvimento da cidadania e na promoção da diversidade cultural.  

Os Pontos de Cultura, projeto criado pelo Ministério da Cultura brasileiro com objetico de impulsionar atividades culturais já existentes, são um exemplo de apoio à diversidade cultural adotado em alguns países.

Na Argentina, o Ministério da Cultura, criado em 2010, coordena cercam de 450 pontos em todo o país. A rede de cooperação promove o intercâmbio por meio da cultura comunitária, com objetivo de fortalecer tecnicamente e economicamente o trabalho já desenvolvido nessas comunidades culturais. 

No Peru, o programa Pontos de Cultura, também inspirado no modelo brasileiro, permitiu o impulso e fortalecimento de cerca de 3,5 mil organizações culturais, que trabalham com populações vulneráveis por meio da arte e da educação. 

Na Costa Rica, entre as atividades desenvolvidas em prol da diversidade, estão os Encontros Nacionais de Organizações Culturais Comunitárias e um fundo de bolsas para financiar projetos culturais em diversas comunidades. Além disso, o país desenvolve a Política Nacional de Direitos Culturais (2014-2023).

Outra iniciativa de destaque na área da cultura de base comunitária são as Usinas Culturais, centros regionais de produção audiovisual existentes no Uruguai. O projeto tem o objetivo de buscar a inclusão social de jovens de comunidades vulneráveis por meio da cultura. 

No Paraguai, com grande parte da população de origem guarani, a questão indígena é prioritária no âmbito da diversidade cultural. São desenvolvidas políticas específicas para essa população por meio do Programa de Promoção das Culturas Indígenas. Além disso, o Plano Nacional de Cultura paraguaio tem, como um de seus eixos estratégicos, vida, diversidade e cidadania cultural.

No México, a agenda da diversidade cultural também é prioritária. A Direção Geral de Culturas Populares do Conselho Nacional para a Cultura e as Artes do país coordena diferentes iniciativas para apoiar comunidades indígenas. 

Políticas e iniciativas que promovem a diversidade cultural também ganharam relevância no Chile e na Espanha. A Rede Cultura, no Chile, permite a circulação de conteúdos artísticos pelos espaços culturais do país. Na Espanha, a secretaria de Estado de Cultura coordena diversos programas que visam a promoção da diversidade cultural. 

Outras iniciativas - Países ibero-americanos também são signatários da Carta Cultural Ibero-americana, assinada em Montevideu, no Uruguai, em 2006. O documento, inspirado na Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, é base para programas de cooperação bilaterais e multilaterais. Outra iniciativa é o Ibercultura Viva, programa de cooperação ibero-americano que busca construir políticas de base comunitária baseadas no intercâmbio de experiências. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS