Geral | Lado B | 18/12/2018 07h17

Oficina com batuque e cantoria para adultos resgata brincadeiras tradicionais

Compartilhe:

A partir desta terça-feira Campo Grande recebe a oficina Cantar e Batucar com brincadeiras tradicionais da cultura popular brasileira. A oficina será de 18 a 20 de dezembro com a cantora, compositora, pesquisadora e brincante campo-grandense Thayana Barbosa que a cidade com um projeto que tem rodado Brasil desde 2011.

O projeto foi criado com objetivo promover o encontro de pessoas que queiram vivenciar a prática musical através do canto e percussão, com um repertório de canções e manifestações tradicionais do País.

Mais do que cantar e tocar, os participantes tem a experiência de brincar coletivamente, cantar e dançar em roda, a partir de toques, danças, cantos e poesias. "Percorrendo o bumba boi maranhense e o boi de mamão de Santa Catarina, o tamanqueado do coco pernambucano e o tamanco do fandango paranaense e paulista, a congada mineira, despertando em cada participante um olhar e uma escuta mais atenta para arte produzida pelo povo do Brasil", explica Thayana.

Durante o processo, Thayana ensina como é dinâmica e autoral essas manifestações se apresentam. "E baseado em suas estruturas rítmicas e melódicas, de rimas, sínteses, estrofes e refrões, partimos para a criação coletiva, compondo músicas e coreografias".

Como cantora, arte educadora e atriz bonequeira, Thayana sempre buscou na arte brasileira e em mestres como Humberto do Maracanã, Zé Olhinho, Dona Teté, Pai Euclides e Seu Leonildo, inspiração para fazer seu trabalho. "Ao longo desses 15 anos descobri que o que me move é o brincar, cantar e dançar com o outro, criar coletivamente a partir dessas brincadeiras e belezas estéticas. O que proponho são espaços de investigações e criações para brincar, rir, cantar, dançar e tocar coletivamente".

A oficina será nos dias 18, 19 e 20 de dezembro das 19h às 22h, no Ateliê Ramona Rodrigues - Rua 14 de julho, 1431, casa 03, Centro. A inscrição é R$ 100,00 por pessoa e deve ser feita pelo e-mail: contato@fuaproducoes.com.br

Informações pelo telefone: (67) 99610-0304

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS