Geral | Da Redação/Com Fundac | 21/03/2015 20h33

Morada dos Baís terá gestão compartilhada

Compartilhe:

A Morada dos Baís,que passará a ter uma gestão compartilhada entre Prefeitura e a Fecomércio/MS, é uma construção de 1918. Inicialmente foi residência de Bernardo Baís um dos primeiros e mais importantes comerciantes da cidade. Em 1938, o prédio foi transformado na Pensão Pimentel, uma das primeiras referências da cidade em hospedaria, que funcionou até 1979. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1986.

Bernardo Franco Baís iniciou em 2013 a construção do segundo sobrado do contexto urbano de Campo Grande, o primeiro edificado em alvenaria, com argamassa de saibro, cal e areia, coberto originalmente com telhas de ardósia (formato 40 x 40) vindas da Itália. O autor do projeto foi o engenheiro João Pandiá Calógeras, e a construção foi feita pelo Sr. Matias, imigrante italiano, acompanhada pelo próprio Bernardo Franco Baís. A obra, concluída em 1918, ficou como residência da família até 1938.

Em 1937 Lídia Baís, filha de Bernaardo, pinta os painéis nas paredes do Sobrado. A sala azul era o quarto de Lídia, intitulada Sala Mística. A sala rosa, Sala das Paixões.

Com a morte de Bernardo Franco Baís com 77 anos, em 1938, o sua família muda-se para outro local. O prédio é alugado a Nominando Pimentel (oriundo de Rio Brilhante), que instalou no local a Pensão Pimentel, que funcionou, com sucessivos proprietários, até 1979.

Em 29 de junho de 1974, ocorre um grande incêndio no prédio, destruindo todo o madeiramento da cobertura, telhas de ardósia e pisos de madeira.Na reforma, pela impossibilidade de se conseguir as telhas originais, a cobertura foi feita com telhas de barro tipo francesa.

Em 1979 a Pensão Pimentel deixa de existir, sendo o prédio destinado a diversos usos comerciais: sapataria, escola de rádio e TV, casa lotérica, alfaiataria, até entrar em período de abandono e depredação.

Em 4 de julho de 1986, , o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural do Município, através do Decreto n.º 5390, do Prefeito Juvêncio César da Fonseca. Em 1993 o SEBRAE/MS, através do Projeto Turismo Responsável, forma parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande para revitalizar o prédio. Após negociação com os herdeiros da família Baís, houve uma permuta que passou o domínio do imóvel ao poder público municipal. Coube ao SEBRAE/MS a concessão de uso do prédio, por cinco anos, para implantação do Centro de Informações Turísticas e Culturais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS