Geral | OE10 | 30/01/2019 10h03

Moinho Cultural Sul-Americano recebe inscrições até o fim do mês

Compartilhe:

Com a missão de diminuir a vulnerabilidade de crianças e adolescentes em região de fronteira, dando acesso a bens culturais e conhecimento tecnológico, há 14 anos em Corumbá, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano está com inscrições abertas para o processo seletivo de 2019, até o dia 31 de janeiro, na rua Domingos Sahib, n°300, no Porto Geral.

Criado em 2004, como um projeto parte do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), o Moinho Cultural iniciou as suas atividades atendendo inicialmente 180 crianças que estavam em situação de risco social.

Mantendo-se por meio de parcerias de apadrinhamento e contribuições voluntárias, sejam monetárias, mas também com recursos, dedicação e tempo, que são primordiais. Entre os amigos que de alguma forma ajudam a instituição estão Beatriz de Almeida, que é bailarina, professora e madrinha da dança do Moinho Cultural, além de padrinhos famosos, como Ingrid Guimarães, Almir Sater, Marcelo Negrão, Heloísa Perisse, Sebastião Salgado, Gilberto Gil e até mesmo o jornalista e apresentador, Zeca Camargo, além de muitos outros.

“Um dia fui convidada a ir até o Moinho ver as obras. Todos cheios de mistério, sorrisos trocados e eu sem entender nada, até chegarmos no fim da escada que leva até a sala Beatriz de Almeida, tinha um quadro na parede coberto por um pano! Que surpresa! Era uma foto minha, enorme, um carinho com a “madrinha” do Moinho. Nossa, chorei muito ,de emoção! Nunca tinha recebido uma coisa tão bonita, um presente, uma homenagem, uma honra e uma responsabilidade”, declara Beatriz de Almeida.

Ajuda é oferecida sem visão de lucro

Não governamental e sem fins lucrativos, o Instituto atende mais de 300 crianças e adolescentes, com aulas diárias de música, dança, tecnologia, apoio escolar, idiomas, educação ambiental e patrimonial, no contraturno da escola em um ciclo que dura oito anos.

atividade ininterruptas, em 2015, o projeto inspirou a cidade vizinha de Ladário e também Puerto Suarez, na Bolívia, que refletiram as ações do Moinho na criação de políticas públicas.

Tendo a consciência de que ajudar a criança é dar um alicerce para o meio em que ela se encontra inserida, o Moinho não deixa os pais de fora, sendo que tanto os familiares dos participantes e também a comunidade em geral, participam de cursos de geração de renda e economia criativa que são promovidos pela instituição.

Para se inscrever no projeto a criança deve ter entre seis e nove anos completos, uma renda familiar de até 03 salários mínimos e também estar regularmente matriculada na Rede Pública de Ensino. As incrições vão até o dia 31 de janeiro, quando também estarão sendo realizadas as rematrículas para os que já fazem parte do projeto.

Os horários para inscrições e rematrículas acontecem no período matutino das 08:00h às 11h15 e no período vespertino 14:00h às 17h30. Mais informações pelo telefone 67 3231-8436

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS