Geral | Com FCMS | 05/01/2023 10h20

MIS e MARCO oferecem Oficinas de Stop Motion durante as férias

Compartilhe:

O Museu da Imagem e do Som (MIS-MS) e o Museu de Arte Contemporânea, unidades da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, estão com inscrições abertas para Oficinas de Stop Motion, que serão realizadas durante o período de férias escolares.

Museu da Imagem e do Som

No MIS, serão oferecidas duas turmas. A primeira turma é direcionada para pessoas de 9 a 13 anos e acontece de 17 a 19 de janeiro de 2023, das 14 às 17 horas. A segunda turma recebe alunos com idade a partir de 14 anos e acontece de 24 a 26 de janeiro de 2023, das 14 às 17 horas. Para cada turma estão sendo oferecidas 12 vagas.

A Oficina vai abordar aspectos teóricos e práticos de introdução ao universo do cinema de animação utilizando a técnica de Stop Motion, conhecida também como quadro a quadro, em que são utilizadas várias fotografias de um mesmo objeto ou pessoa para simular seu movimento, tendo como resultado do processo um curta metragem produzido pelos alunos.

O objetivo do MIS ao oferecer a Oficina é promover atividade formativa na área de cinema no período de férias de verão. Os ministrantes são Isadora Tiemi Issagawa, Lucas Nakazato e Rafaela Santos Gonçalves, todos estagiários do Museu.

Isadora Tiemi Issagawa está cursando Audiovisual na UFMS, foi bolsista no projeto de extensão Video Mapping, atuou como produtora audiovisual de experimentos performáticos financiados pela Lei Aldir Blanc e foi montadora e editora da Websérie A Cena das Mina: As mulheres no rap sul-mato-grossense. Também foi assistente, montadora e editora da Oficina de Introdução ao Cinema realizada no Sesc Lageado.

Lucas Nakazato está cursando Audiovisual na UFMS, participou do Festival de Fotojornalismo de Brasília e teve trabalho fotográfico publicado na Revista CINEstesia-USP. Foi selecionado para a Oficina de Criação de Filmes Lanterna Mágica em parceria com o Arquivo Nacional, e curador do Festival Desver – Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul.

Rafaela Santos Gonçalves está cursando Artes Visuais, Licenciatura, na UFMS. Foi bolsista pelo Estúdio de Pintura Apotheke, na UDESC. Integrou o conjunto de autores da publicação “Experiências de Estágio em Artes Visuais: Diálogos sobre a docência”, publicado em 2021 pela Associação dos Arte Educadores de Santa Catarina. É ilustradora do Projeto Ensaios, realizado em parceria com o curso de Filosofia da UFMS.

A Oficina de Stop Motion no MIS é gratuita e as inscrições podem ser feitas por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/1cJsM6spzR5dOOJkiR4LNcBC9qxmrL_y5KAIwT45A-lk/viewform?edit_requested=true

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3316-9178 ou e-mail: mis.de.ms@gmail.com O Museu de Imagem e Som (MIS/ MS) fica na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – 3º andar – Centro.

Museu de Arte Contemporânea

No MARCO, a Oficina de Técnica em Animação Stop Motion acontece de 17 a 20 de janeiro de 2023, das 13 às 17 horas. É direcionada para crianças a partir de 7 anos, e também para jovens e adultos. Estão sendo oferecidas 15 vagas.

A oficina aborda a técnica do Stop Motion e suas possibilidades para a contação de histórias e seus fundamentos básicos dentro do mercado de produção cinematográfica. Experimentações serão construídas com a animação de desenhos tradicionais e objetos, entendendo a base da construção das animações.

Os participantes da oficina no MARCO serão apresentados à introdução dos fundamentos básicos da animação tradicional, construção de bonecos articulados com biscuit e arame para animação em stop motion, modelagem em plastilina para Clay Animation e Softwares para edições e finalização.

O ministrante, Bruno Muniz Godoy, é arte educador, ilustrador, artista visual e professor de Audiovisual pela Rede Municipal de Ensino. Formado em Arte Visuais pela UFMS e pós-graduação em Mercado e Produção Audiovisual – Cinema, Fotografia e Vídeo pela Novoeste, Bruno realiza oficinas de animação no Museu de Arte Contemporânea de MS desde 2015.

O participante deverá trazer caderno para anotações, estojo, tesoura, régua, celular ou tablets com câmera digital, tripé ou suporte para celular. Demais materiais estão inclusos no valor da inscrição, que é de R$ 160,00 (cento e sessenta reais).

O MARCO faz uma parceria com o ministrante de cada oficina, sendo responsabilidade do Museu organizar o espaço onde ela ocorrerá e oferecer apoio de uma servidora técnica para acompanhar cada curso. A oficina é cobrada porque o professor não é servidor do MARCO e cobra pelas horas de trabalho.

O MARCO fica na Rua Antônio Maria Coelho, 6000, Parque das Nações Indígenas. O horário de atendimento é de terça a sexta feira, das 7h30 às 17h30; sábados, domingos e feriados das 14 às 18 horas. Mais informações e inscrições pelo telefone Telefone: (67) 3326-7449.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS