Geral | Da Redação/Com FCMS | 13/02/2015 13h57

MIS abre o projeto “Amplificadores de Cultura” com oficina de Stop Motion

Compartilhe:

Atividades nas áreas de artes plásticas, fotografia, vídeo, cinema, literatura, entre outras categorias artísticas, através de cursos, palestras e oficinas é o que serão oferecidos ao público com o projeto “Amplificadores de Cultura” que será realizado no MIS (Museu da Imagem e do Som) de 24 a 27 de fevereiro, das 14h às 17h. As inscrições são oferecidas gratuitamente de 18 a 23 de fevereiro e podem ser feitas no site www.mis.ms.gov.br, menu “programação”. Serão oferecidas 15 vagas.

Na abertura do projeto “Amplificadores de Cultura” será realizada uma oficina de Introdução à animação Stop Motion. “Trata-se de uma forma de conhecer o audiovisual por meio da técnica de animação. A oficina trata dos primórdios da linguagem do audiovisual e usa a animação como fio condutor para a compreensão do funcionamento da linguagem do cinema”, explica Adriano dos Santos, Técnico de Cinema e Vídeo da FCMS e um dos ministrantes.Durante as atividades os participantes irão desenvolver brinquedos ópticos como o Taumatrópio, Zootrópio e o flipbook. Estes brinquedos, que em sua origem eram experimentos científicos, deram origem ao cinema. Serão exibidos ainda vídeos dos pioneiros da sétima arte, como os Irmãos Lumière e George Méliès, e um referencial sucinto de animações contemporâneas.

Quem participar irá conhecer ainda, de forma introdutória, ferramentas da produção audiovisual como o roteiro, os planos em fotografia e Story Board. Sobre animação, especificamente, serão apresentadas as leis físicas aplicadas a animação, o movimento e o tempo na animação. E, por fim, os participantes irão desenvolver uma animação de 10 segundos como resultado da oficina.

O MIS de Mato Grosso do Sul tem por finalidade preservar os registros que compõem a memória audiovisual sul-mato-grossense, efetuando a salvaguarda dos bens culturais que formam a identidade cultural do Estado. O acervo do museu, formado a partir de doações particulares e institucionais, é composto por um rico material que contempla categorias como fotografia, vinil, CD, VHS, DVD, película, livro, catálogo e objeto. Desde sua criação, o MIS vem desenvolvendo ações museológicas no sentido de contribuir com a formação e a difusão do conhecimento e da cultura no Estado, oferecendo à comunidade uma programação diversificada que compreende palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições.

Serviço: Projeto Amplificadores de Cultura – Introdução à Animação em Stop Motion no Museu da Imagem e do Som de MS localizado no Memorial da Cultura e Cidadania na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, Campo Grande, MS. As inscrições irão acontecer de 24 a 27 de fevereiro, das 14h às 17h.Ministrantes: Adriano dos Santos (Graduado em Comunicação Social Rádio e TV, especialista em Designer Gráfico) e Alexandre Sogabe (Graduado em Artes Visuais e Mestre em Estudos de Linguagem). Informações: 67 3316 9178 – mis.de.ms@gmail.com

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS