Geral | Da redação/com Ministério da Cultura | 03/03/2015 09h50

Ministro abre diálogo com servidores

Compartilhe:
O ministro Juca Ferreira disse durante a reunião não acreditar em O ministro Juca Ferreira disse durante a reunião não acreditar em "gestão autoritária", e declarou "está reestabelecido o diálogo". (Foto de Janine Moraes)

A primeira reunião dos representantes dos servidores no Ministério da Cultura (MinC) com o ministro Juca Ferreira foi realizada segunda-feira (2/3). Os principais temas em pauta tratam da maior participação dos servidores na gestão do ministério e da retomada da discussão sobre plano de carreira deles. 

"Eu não acredito em gestão autoritária. O momento é de qualificar as propostas e processos. Está reestabelecido o diálogo, portanto", resumiu o ministro.

Participaram da reunião no gabinete ministerial os servidores do MinC ligados às seguintes entidades: Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef); Associação dos Servidores do MinC (Asminc); Associação dos Servidores do Iphan (Asphan); Associação dos Servidores da Fundação Biblioteca (Asbn); Associação dos Servidores do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram (Asbram); Associação de Servidores da Funarte (Asserte/ Funarte-DF); Associação dos Servidores da Agência Nacional de Cinema - Ancine (Aspac); Associação dos Servidores da Casa de Rui Barbosa. 

Para o secretário-geral da Condsef, Sérgio Ronaldo da Silva, a reunião foi importante como marco do início de maior democratização da gestão, no sentido de permitir a participação dos servidores nas ações do ministério. "Grande parte da demanda foi voltada para a falta de diálogo. Era o que estava faltando: o diálogo e o respeito. E este compromisso foi firmado aqui", avaliou.

O presidente da Asminc, Angelo Lima, também destacou que desde a posse do ministro já "havia a expectativa que a possibilidade para conversa com dirigentes do MinC seria maior".  "Eu já esperava isso do ministro Juca [Ferreira] e, além das falas dele desde a posse, nós achamos que vamos ter uma relação diferenciada da dos outros que por aqui passaram".

Durante a reunião, o ministro pontuou a necessidade de incluir os dirigentes de cada um dos órgãos no diálogo. A previsão é que dentro de um mês seja elaborada uma agenda de encontros com cada uma das entidades para tratar das demandas específicas das entidades vinculadas.

Com relação ao plano de carreira, o ministério pretende discutir um projeto conjunto que trabalhe com diretrizes gerais para todos os servidores da pasta, mas que também inclua as especificidades de cada órgão do Sistema MinC. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS