Geral | Da Redação/Com Ministério da Cultura | 31/07/2015 16h36

Ministério quer disseminar programa Cultura e Pensamento

Compartilhe:
Diretor de Estudos e Monitoramento da SPC/MinC, Pedro Vasconcellos, que busca levar o programa Cultura e Pensamento a todo o País. (Foto: Reprodução/Internet) Diretor de Estudos e Monitoramento da SPC/MinC, Pedro Vasconcellos, que busca levar o programa Cultura e Pensamento a todo o País. (Foto: Reprodução/Internet)

O programa Cultura e Pensamento, desenvolvido pela Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (SPC/MinC), é um instrumento fundamental para se discutir e refletir sobre os rumos deste setor no cenário nacional. No dia 27 de agosto haverá o lançamento nacional de sua nova fase na cidade de Palmas(TO). A partir daí, a ideia é disseminá-lo pelo País.

Dentro da meta, nesta sexta-feira, 31 de julho, o diretor de Estudos e Monitoramento da SPC, Pedro Vasconcellos, e o coordenador-geral do Plano Nacional de Cultura (PNC), João Pontes, se reúnem com os organizadores da Bienal do Mercosul e com a Câmara Riograndense do Livro, responsável pela Feira do Livro de Porto Alegre. Os encontros têm como objetivo fechar uma edição do Cultura e Pensamento dentro da Bienal e da Feira, que ocorrem paralelamente no mês de novembro. 

O diretor Pedro Vasconcellos acredita na importância de se realizar o Cultura e Pensamento dentro dos principais eventos culturais da capital gaúcha. "O programa terá enorme visibilidade, com a perspectiva de discutirmos de forma ampla nossas políticas culturais com o público do Sul do Brasil e até mesmo do Mercosul", afirma Vasconcellos.

Em seu primeiro ciclo, de 2005 a 2012, o Cultura e Pensamento estimulou discussões sobre temas relevantes para o setor. No período, deu-se apoio a projetos de debates e publicações que fortalecessem a esfera pública e propusessem alternativas para as dinâmicas do País na área. Nesta retomada, o MinC pretende se consolidar como referência nacional e internacional em um processo de reflexão crítica sobre o tema.

Na manhã deste sábado, dia 1º, o Cultura e Pensamento volta à pauta, desta vez em Novo Hamburgo (RS). O diretor Pedro Vasconcellos falará do assunto na abertura da Conferência Municipal de Cultura, no Teatro Municipal. Na ocasião, ele ainda dará destaque a questões como Plano Nacional de Cultura e Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). 

À tarde, o diretor vai à cidade gaúcha de São Leopoldo, onde participará de um debate com o Conselho Municipal de Cultura, no Centro Cultural José Pedro Boéssio. Na pauta, o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). O MinC quer ampliar os canais de diálogo e aperfeiçoamento das instâncias de participação social. Por isso, retomou o processo de renovação dos Colegiados Setoriais e representantes da sociedade civil das áreas artísticas e o Patrimônio Cultural no CNPC.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS