Geral | Paulo Moura | 10/02/2015 10h33

Ministério da cultura realiza oficinas nas capitais

Compartilhe:

O Ministério da Cultura está promovendo uma rodada de oficinas para orientar os interessados em concorrer a uma vaga para o curso de especialização em acessibilidade cultural, que será promovido a partir de abril pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Direcionado a gestores públicos de cultura, Pontos e Pontões de Cultura, organizações da sociedade civil e professores de universidades públicas, o curso tem como proposta sensibilizar e instrumentalizar gestores públicos na implantação de políticas de acessibilidade cultural, além de ampliar o debate sobre gestão cultural acessível e legislações conquistadas no campo dos direitos humanos e da deficiência.

Já foram realizadas oficinas nas cidades de Recife (PE), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), São Paulo (SP), Natal (RN), Belém (PA), Brasília (DF), Rio Branco (AC), Belo Horizonte (MG), Campina Grande (PB), Rio de Janeiro (RJ), Macaé (RJ). As próximas capitais a receber o evento são Campo Grande (MS) e Fortaleza (CE). Não há necessidade de inscrição prévia e a participação é gratuita. 

Em Campo Grande o evento será realizado dia 12 de fevereiro, terá início as 14h30 no auditório do Museu da Imagem e Som (MIS), localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, 559 , 3º andar.


As inscrições para o curso de especialização podem ser feitas até 28 de fevereiro, exclusivamente por via postal. Carta registrada deve ser enviada pelos Correios para a Caixa Postal 70104, Rua Prudente de Moraes, 147, Rio de Janeiro (RJ), CEP: 22420-970. Os documentos necessários para a participação estão listados no edital de seleção.

Serão oferecidas 63 vagas, sendo 27 para servidores públicos concursados de instituições culturais públicas; cinco para Pontos e Pontões de Cultura (que receberão apoio para a capacitação por meio de passagens); cinco para representantes de instituições da sociedade civil que atuem no campo da deficiência e da cultura; cinco para docentes de cursos de Terapia Ocupacional ou áreas afins de universidades públicas; cinco vagas para funcionários concursados do MinC; cinco vagas para produtores culturais concursados da UFRJ; três vagas para bolsistas de residência cultural; e duas vagas para a equipe de secretaria acadêmica do curso de especialização em acessibilidade cultural.

O curso terá carga horária de 360 horas, divididas em nove blocos de 40 horas semanais. Cada bloco será realizado durante uma semana por mês, de modo a possibilitar a participação de candidatos de fora do Rio de Janeiro. Serão 12 disciplinas teóricas e práticas: política e diversidade cultural; aspectos gerais das deficiências; tecnologia assistiva I e II; exposição acessível I e II; seminário de projeto I e II; sensibilização em Libras; audiodescrição I e II; e Braile e outros recursos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS