Geral | Da Redação/Com Ministério da Cultura | 05/03/2015 19h55

MinC realiza nova rodada do Circuito Cultura Viva

Compartilhe:

O Ministério da Cultura (MinC) realiza mais uma rodada do Circuito Cultura Viva, que tem o objetivo de mapear demandas de grupos, organizações e artistas de todo o Brasil e construir, de forma participativa, uma agenda em torno da diversidade cultural.

Até o dia 11, a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Ivana Bentes, participará de encontros e visitará projetos culturais em nove cidades de seis estados: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Macapá (AP), Belém (PA), Juazeiro, Nova Olinda, Crato, Fortaleza (CE) e Curitiba (PR).

A capital paulista foi a primeira parada do Circuito. Ivana Bentes acompanhou ontem (4) o ministro da Cultura, Juca Ferreira, em uma roda de conversa  com midialivristas, ativistas da cultura digital, blogueiros e coordenadores de comunicação de movimentos sociais. O circuito integra estratégia da atual gestão de fortalecer os canais de participação social para a construção de políticas públicas ligadas à área cultural.

Nesta quinta-feira (5), a agenda será no Rio de Janeiro (RJ). Juca Ferreira e Ivana Bentes participam da segunda reunião do recém-criado Fórum Permanente de Cultura do Rio de Janeiro, a partir das 19h, na Fundição Progresso. Será mais uma rodada de diálogos sobre o papel da cultura carioca na agenda dos Jogos Olímpicos de 2016.

O evento contará também com a presença da diretora do Programa Cultural das Olimpíadas, a atriz e cineasta Carla Camurati.

No dia 6, a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural estará em Macapá (AP) para um uma roda de conversa sobre a Política Nacional de Cultura Viva, às 16h, como parte integrante do Festival Quebra Mar.

No dia 7, também em Macapá, Ivana Bentes participa de um percurso cultural pela cidade e tem encontros com gestores locais da área cultural.

Belém (PA) receberá o Circuito Cultura Viva no domingo (8). Ivana Bentes participará, às 10h, no auditório da Regional Norte do Ministério da Cultura (Avenida Governador José Malcher, 474), do Encontro Cultura Viva – o feminino na cultura e as ações do MinC na Amazônia. A partir das 13h, a secretária irá conhecer iniciativas e projetos culturais da capital paraense, em um percurso por Pontos de Cultura e equipamentos culturais.

Na segunda (9) e terça-feira (10), Ivana Bentes acompanhará o ministro da Cultura no Ceará. No primeiro dia, em Nova Olinda, Juca Ferreira visitará a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri.

Na cidade do Crato, o ministro fará visita à Sociedade Escola Lírica do Belmonte do Padre Agio e participará do lançamento do Curso de Formação e Gestão Cultural da Região do Cariri, que terá presença de artistas, artesãos, mestres e gestores culturais.

No segundo dia, em Fortaleza, o ministro participará de solenidade pública na Assembleia Legislativa do Ceará e de uma roda de conversa com artistas, gestores e produtores culturais, entre outros.

O encerramento desta rodada do Circuito Cultura Viva será em Curitiba (PR), no dia 11. A secretária da SCDC participará do Ciclo de Debates Cultura, Estado e Sociedade, a partir das 19h, no Teatro Cine Gloriah, na Praça Tiradentes. O tema de discussão será diversidade cultural, mobilizações populares e Estado-rede.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS