Geral | Da Redação/Com Ministério da Cultura | 08/10/2015 23h53

MinC participa de debate sobre microcrédito

Compartilhe:

Instrumento fundamental para fortalecer pequenos empreendimentos, o microcrédito pode contribuir para o desenvolvimento dos agentes e iniciativas que atuam na cadeia produtiva da economia da cultura. Atento a esse potencial, o Ministério da Cultura (MinC), que desenvolve uma série de políticas de fomento ao setor, participa do 5º Seminário Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado. O evento foi realizado nos dias 7 e 8, no Hotel Nacional, em Brasília. 

O MinC está em processo de formulação de uma política ampla de fomento à economia da cultura. Por essa razão, busca iniciativas para diversificar as fontes de recursos e mecanismos de fomento, articulando-se com parceiros como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste e agências de desenvolvimento. 

O microcrédito produtivo orientado se apresenta como importante ferramenta para essa finalidade. Entre suas vantagens, apresenta grande capilaridade institucional e territorial, está disponível para empreendimentos formais e pessoas físicas, oferece baixo nível de inadimplência, tem integrado a seu mecanismo orientação de agentes de crédito e está voltado à produção. O Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado do MTE já operou mais de R$ 50 milhões e beneficiou acima de 25 milhões de pessoas. 

"O microcrédito consiste num importante instrumento para fortalecer e diversificar a economia nacional a partir do fomento a micro e pequenos empreendimentos culturais", observa o coordenador de Ações Empreendedoras do MinC, Gustavo Vidigal. "É uma das estratégias a serem incorporadas à política de desenvolvimento da economia da cultura brasileira", avalia.

Entre os temas discutidos no Seminário estão o papel do poder público para promoção do acesso ao microcrédito, a necessidade de articular políticas de capacitação integradas e formação de agentes de crédito e novas formas de interação da juventude com o mercado de trabalho.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS