Geral | Da Redação/Com FCMS | 31/08/2015 15h45

Mais de 200 candidatos disputam 20 vagas em curso de guarani no Consulado Paraguaio

Compartilhe:

Acontece nessa terça-feira, às 19h30, no Consulado do Paraguai em Campo Grande (Rua Cândido Mariano Rondon nº 1.945), aula inaugural de curso do idioma guarani. Cerca de 200 pessoas se inscreveram para 20 vagas oferecidas por meio de convênio entre o Instituto Chamamé MS e o Consulado Paraguaio, com apoio da Rádio e TV Educativa (RTVE).

O curso de guarani será oferecido em módulo básico, com carga de 100 horas/aula duas vezes por semana pela professora Idalina Maciel Leon, formada pelo Instituto Ateneu. Segundo ela, “aprender o idioma guarani é importante para entender a cultura paraguaia e também indígena”.

Mato Grosso do Sul tem uma grande população de imigrantes paraguaios e índios que adotam o idioma no dia a dia. “Dependendo do aluno é possível adquirir fluência nesse curso básico e havendo interesse ele pode se estender”, disse a professora Idalina Maciel ao Portal da Educativa.

Segundo Idalina Maciel, o alfabeto do idioma guarani é composto de 33 letras entre consoantes, sinais de nasalidade, oral e dígrafo (uso de duas letras para um único fonema). “O alfabeto do idioma guarani é maior que o português e espanhol, mas não é difícil de aprender. Como toda língua, o aprendizado depende de dedicação e disciplina do aluno”, lembra a professora do curso patrocinado pelo Instituto Chamamé MS e Consulado do Paraguai.

Como um dos idiomas do Mercosul, o guarani também é recomendado para os profissionais que atuam na área de relações internacionais e comércio exterior.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS