Geral | Com FCMS | 13/03/2024 10h45

Ique Woitschach inicia a restauração do monumento Manoel de Barros

Compartilhe:

O artista plástico Ique Woitschach iniciou hoje a revitalização do monumento ao poeta Manoel de Barros e vai devolver o pé do escritor. Após fazer uma avaliação nesta segunda-feira acompanhado de outros quatro profissionais de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro, o artista expõe sua indignação com o vandalismo feito na estátua. “O sentimento é de tristeza porque não precisava disso. Mas já que eu estou fazendo a restauração, eu vou fazer mais do que a restauração. Eu vou fazer uma atualização artística. É um cuidado muito especial. Eu tenho um carinho muito grande pelo Manuel de Barros, por sua história e por essa peça”, afirmou.

O Governo do Estado está investindo R$ 75.600 mil no trabalho do artista que será feito no local em que a estátua está exposta até quinta-feira (14), das 9h às 18h. “Já fizemos ali uma avaliação técnica dos equipamentos que a gente vai usar. O novo molde do pé vai ser colocado com um tubo de sustentação por dentro e vai ser soldado. A gente vai abrir o joelho em cima, vai passar esse tubo, soldar lá dentro para nunca mais esse pé sair com esse reforço estrutural ”, explicou Ique.

O artista também fundiu um novo óculos que foi entortado pelos vândalos e contou o restante do trabalho que será feito: “Vamos tentar fazer a restauração dos óculos e se não conseguimos, faremos a substituição dele. E obviamente, como a estátua é uma peça com mais de cinco anos, quando você solda, você cria uns queloides, uma coisa que o artista tem que esculpir novamente no metal. Tem que fazer a escultura de novo no metal onde vai ter solda. Vai ter solda no joelho, no pé, no rosto, e aí faremos uma avaliação mais criteriosa quando começar a limpeza para pontos de desgaste. Então vai ser feita uma restauração completa, uma revitalização da pátina e ele vai ficar como se estivesse sido entregue no primeiro dia”. Além da revitalização, vai ser feito também um trabalho de iluminação em toda a estátua.

A imagem em bronze que foi criada em comemoração pelo centenário do poeta Manoel de Barros, tem 1,38 metro de altura e pesa 400kg. A escultura é uma réplica perfeita de Manoel de Barros sentado no canto que mais gostava: o sofá de casa. Ela foi inaugurada em 19 de dezembro de 2017, dia que foram comemorados os 101 anos de nascimento de Manoel de Barros. No dia 19 de abril de 2021, foi alvo de danos causados por atos de vandalismo onde teve o pé esquerdo arrancado e sofreu danos na face e nos óculos.

A gerente de Patrimônio Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Melly Senna, destacou a importância e a dificuldade de se realizar o trabalho da restauração da obra. “A escultura em homenagem ao Manoel é importante para nós enquanto patrimônio do nosso estado, pois Manoel de Barros é nosso ícone literário, é uma das figuras mais proeminentes no cenário nacional e que nos representa. Findados todos os trâmites burocráticos que a gente sabe que têm, muitas vezes não é só a falta de interesse do poder público, mas as dificuldades burocráticas para fazermos o processo parece ser simples, fazer a restauração, conseguir contratar o artista que para nós foi inédito. O Ique é um artista daqui mas também nacional, mas apesar de tudo isso é uma alegria muito grande poder ter esse momento que a sociedade de Campo Grande e do Estado esperava de respeito com o nosso patrimônio”, finalizou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS