Geral | Da redação/com FCMS | 08/04/2015 09h27

FCMS promove visitação ao Memorial Apolônio de Carvalho

Compartilhe:

Na manhã desta terça-feira  (7), a Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul deu início ao projeto “Cardápio Memorial Cultural”, que leva alunos de escolas públicas e particulares de Campo Grande para visitar o principal espaço cultural da Capital, o Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho e ter acesso a livros, informações, cultura e história.

A ideia, criada em parceria com a Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim, é estabelecer um roteiro cultural de visitação ao prédio onde está instalada atualmente a Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (SECTEI) e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e que abriga também a Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim, o Museu da Imagem e do Som (MIS-MS), o Centro Referencial do Artesanato de Mato Grosso do Sul, o Arquivo Público Estadual, a Sala David Cardoso e o Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MuArq).

“A intenção é promover a ocupação do Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, que é um espaço cultural ainda desconhecido pela maioria da população e ainda incentivar a leitura e fomentar a memória histórica e cultural de Mato Grosso do Sul”, explicou o bibliotecário da Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim, Aparecido Melchíades. Durante a visita, os participantes também foram incentivados a se tornarem usuários da biblioteca pública por meio da formalização de cadastro e conhecerem as obras que compõem o seu acervo.

Desta visitação participaram os alunos das escolas Bernardo Franco Baís e José Barbosa Rodrigues. Segundo o gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, Caciano Lima, a Biblioteca Pública Isaías Paim tem um ótimo acervo de livros para crianças e jovens. “Os alunos descobriram assim, que podem emprestar o livro de forma gratuita e ficaram super animados em fazerem seu cadastro. Eles também ficaram encantados em saber da existência da programação de exibição de filmes no Museu da Imagem e do Som. Um garotinho até disse que chamaria seus pais para freqüentar o MIS-MS porque não precisaria de dinheiro para assistir aos filmes”, destacou.

O Centro Referencial do Artesanato de MS guarda um acervo dos trabalhos artesanais mais representativos do Estado. O MIS-MS preserva os registros que compõem a memória visual e sonora sul-mato-grossense e desenvolve ações museológicas no sentido de contribuir com a formação e a difusão do conhecimento no Estado, oferecendo à comunidade uma programação diversificada que compreende palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições. Seu acervo conta com mais de 8.000 mil itens entre fotografias, filmes, vídeos, cartazes, discos de vinil, objetos e registros sonoros.

O Arquivo Público Estadual garante a preservação da memória histórica do Estado de Mato Grosso do Sul, através da gestão dos documentos produzidos e acumulados pela administração direta, fundações e autarquias do poder executivo estadual. A Sala David Cardoso organiza a trajetória do ator, diretor e produtor de cinema, David Cardoso e guarda materiais que retratam as obras produzidas ao longo de sua carreira de ator-sul-mato-grossense.

O Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul realiza pesquisas sobre o passado arqueológico de Mato Grosso do Sul, buscando entender e explicar os diversos processos pretéritos de povoamento humano no território estadual, isto é, as origens e as relações homem-ambiente na pré-história, bem como os processos de formação das etnias indígenas que existiram e existem em Mato Grosso do Sul, preservando e divulgando os elementos necessários para a compreensão da importância do fenômeno da alteridade e da manutenção da diversidade cultural.

O Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559. Para agendar visitações é só entrar em contato com Eleusina de Lima no telefone (67) 3316-9161.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS