Geral | Da Redação/Com FCMS | 18/10/2015 23h25

FCMS dá início ao 3° ProlerTeen na próxima segunda-feira

Compartilhe:

Na próxima segunda-feira (19) a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) dá início à etapa 3° ProlerTeen que desenvolverá de atividades de incentivo à leitura junto a adolescentes do ensino médio da capital. A iniciativa conta com o apoio do Núcleo de Pesquisas em Quadrinhos (NuPeQ) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), coordenado pelo professor Nataniel dos Santos Gomes.

A idéia é divulgar os quadrinhos como leitura prazerosa, mostrando aos alunos de que é possível adquirir gosto pela leitura a partir dos HQ’s. “Desta forma estimulamos a leitura por meio de uma linguagem compatível com o interesse do jovem leitor”, explicou o professor Nataniel.

O público-alvo são alunos do 6° ao 9° ano e Ensino Médio. As oficinas abordarão diversos temas. Aos alunos será proporcionada uma reflexão sobre os quadrinhos na atualidade e sua aceitabilidade nos meios de educação e comunicação de massa. Essa é mais uma ação do NuPeQ com a FCMS, que busca integrar a pesquisa universitária com a prática social.

O ProlerTeen integra a programação do evento 16° Proler que reúne oficinas, palestras e atividades pedagógicas e culturais. Seu encerramento acontece entre os dias 29 de setembro a 31 de outubro. As ações, promovidas pelo Comitê Proler Campo Grande, contam com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (SECTEI), por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e tem ainda a parceria da Secretaria de Educação do Estado (SED – MS).

O 16º Encontro Proler este ano discute o tema: A cultura digital no incentivo à leitura. O evento é aberto ao público e possibilita a criação de novas e importantes ferramentas de trabalho e estudo para acadêmicos de cursos de licenciatura, professores, bibliotecários, contadores de histórias e gestores públicos desenvolverem práticas de incentivo à leitura. As inscrições para as oficinas podem ser feitas no site www.proler.ms.gov.br. Mais informações no telefone: 3316-9155. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS