FCMS convoca pesquisadores para publicar em coletânea cultural

"/>
Geral | Karina Lima - FCMS | 07/09/2021 09h10

FCMS convoca pesquisadores para publicar em coletânea cultural

Compartilhe:

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio do Sistema Estadual de Museus de MS (SIEM/MS) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio do Museu de Arqueologia da UFMS (MuArq/UFMS), lançou Edital para pesquisadores interessados em publicar seus trabalhos como capítulos de livro na coletânea “Museus e Patrimônio Cultural”. Essa coletânea é uma iniciativa do Sistema Estadual de Museus/FCMS e do Museu de Arqueologia da UFMS e visa promover o debate, o estímulo, a difusão e a divulgação dos estudos relativos à temática museal,

O objetivo é colaborar com a salvaguarda do nosso patrimônio cultural, ao mesmo tempo em que possibilita a Fundação de Cultura de MS oferecer à sociedade publicações que subsidiem o conhecimento da área.

Esta coletânea pretende ser um canal que promova a conexão dos pesquisadores brasileiros e internacionais, e foi pensada para construir, a muitas mãos, uma referência bibliográfica sólida sobre esses estudos, que possa ser utilizada como fonte aos estudos das temáticas ali apresentadas. Para tanto, há a abertura de um Edital para publicação na coletânea por ano, sendo eles divididos e enumerados por volumes. O Primeiro volume foi intitulado “Museus e Patrimônio Cultural em Mato Grosso do Sul: pesquisa, cultura, educação e identidade”, sendo composto por 21 artigos apresentados por 39 pesquisadores de diversas áreas que abordaram a temática. A editoração da obra contou com o aporte do MuArq/UFMS, sendo que o livro foi disponibilizado gratuitamente (e-book digital) e a versão impressa encontra-se disponível no site da editora.

Serão aceitas contribuições que tenham como abordagem museus, museologia, museografia, ações realizadas em museus, educação patrimonial ou educação ambiental em museus, estudos realizados em museus, bem como outras que tratem das temáticas ligadas aos espaços museais e de memória.

Os trabalhos deverão ser submetidos até o dia 16/12/2021, pelo formulário, que deve ser devidamente preenchido (clique aqui) sendo que o lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2022.

Não haverá cobrança para inscrição/submissão dos trabalhos que forem aceitos para publicação. Os custos de editoração correrão por conta do Museu de Arqueologia da UFMS, sendo que o livro em formato digital será disponibilizado gratuitamente.

A obra será editada, registrada (ISBN), publicada e disponibilizada pelo Sistema Estadual de Museus de MS/FCMS e pelo Museu de Arqueologia da UFMS.

Dúvidas referentes ao Edital podem ser encaminhadas ao e-mail museusms@gmail.com (Escrever no campo de assunto “A/C ORG. EDITAL LIVROS – DÚVIDA – NOME DO AUTOR), ou via telefone pelo nº (67) 3316-9167.

Confira o edital na íntegra com as regras para submissão de trabalhos clicando aqui.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS