Geral | Da redação | 27/11/2017 10h30

Escolas retratam a diversidade cultural e gastronômica de MS em festival

Compartilhe:

Os 40 anos de história de Mato Grosso do Sul mereceram uma comemoração com muita arte, música, cultura e comidas típicas na Praça das Águas em Nova Andradina.

Foram duas noites dedicadas a celebrar à diversidade, os costumes e as tradições do nosso estado. Tudo preparado pelas escolas e CEINFs da rede municipal de ensino, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e a Fundação Nova-Andradinense de Cultura (FUNAC).

No palco, ritmo, música, harmonia e muita animação nas apresentações. Coreografias de dança e músicas regionais que remetem aos elementos da fauna, a flora, da cultura indígena, a colonização, aos símbolos e as personalidades do nosso estado.

Nas barracas típicas foram servidos o tradicional churrasco, sopa paraguaia, pastel, cachorro quente e até o tereré. As crianças também tiveram um espaço para o lazer com pula-pula e outros brinquedos infláveis.

Nos dois dias de festival, os nova-andradinenses foram presenteados com shows de duplas sertanejas tradicionais no estado, oferecidos pela Fundação de Cultura de Cultura do Estado de MS.

Para o secretário Fábio Zanata, Nova Andradina reuniu o que há de melhor no nosso estado. “Este é um Estado generoso, jovem, que acolhe gente de todo lugar do país e do mundo. Nossa música tem personalidade.
Estamos celebrando nossas raízes e construindo nossa cultura, com influências de migrantes que aqui se instalaram, sejam italianos, japoneses, espanhóis, entre outras nações”, ressaltou o gestor, agradecendo o apoio de todos os servidores e colaboradores.

O prefeito Gilberto Garcia e a primeira dama, Joana D´Arc, o vice-prefeito, Newton Luiz Oliveira (Nenão) e Cidinha Ferreira, assistiram as apresentações e percorreram as barracas, mas preferiram não discursar. Segundo o prefeito, a chuva atrapalhou um pouco, mas não tirou o brilho e o entusiasmo dos nossos alunos e das pessoas que protagonizaram o festival.

“Resgatamos a memória, fomentamos a cultura, a gastronomia e a arte do Estado, proporcionando às instituições municipais de ensino o desenvolvimento desta temática com os alunos sob as mais diversas expressões artísticas e por meio da sua culinária, além de garantir um ganho com a venda da gastronomia típica oferecida em suas barracas”, encerrou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS