Geral | Da redação | 18/04/2018 13h37

Enquete: Para leitores, Plano Estadual de Cultura é ‘proposta vaga’

Compartilhe:

Leitores do site Ensaio Geral que participaram da última enquete estão com um pé atrás quando o assunto é Plano Estadual de Cultura, que está em vigor desde o ano passado.

Para 64% dos que votaram, trata-se de uma proposta vaga, “que não chegará, de maneira concreta, aos artistas e operadores da cultura em Mato Grosso do Sul”.

Por outro lado, 36% acreditam que o Plano é importantes, pois “pois reorganiza as políticas públicas ao definir os papeis dos gestores, servidores, produtores e a participação da sociedade de modo geral na construção de projetos e ações, além de garantir a aplicação contínua de recursos”.

Plano - O Plano é um instrumento de gestão que busca definir políticas públicas de médio e de longo prazo que assegurem os direitos culturais, a proteção e a promoção do patrimônio e da diversidade cultural de Mato Grosso do Sul.

Nele também ficam disciplinados os princípios básicos de proteção e defesa dos direitos culturais, a competência dos órgãos e as disposições gerais de gestão. Com isso a administração pública oferece à população uma garantia de continuidade de ações, projetos e de manutenção de equipamentos e unidades culturais.

Também amplia o acesso à produção e fomento da cultura em todo o Estado, a inserção da cultura em modelos sustentáveis de desenvolvimento socioeconômico e o acompanhamento e avaliação das políticas culturais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS