Geral | Da Redação/Com Ministério da Cultura | 04/06/2015 13h54

Cultura como indutor de justiça e participação social

Compartilhe:
Professor José Vicente pediu apoio do MinC na organização do Festival de Literatura e Cultura Negra em São Paulo, o Flink Sampa (Foto: Lia de Paula) Professor José Vicente pediu apoio do MinC na organização do Festival de Literatura e Cultura Negra em São Paulo, o Flink Sampa (Foto: Lia de Paula)

A inclusão e o acesso dos negros em termos econômicos e educacionais ocorrida no Brasil nos últimos anos foram destacados pelo reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, professor José Vicente, em reunião no Ministério da Cultura (MinC) nesta quarta-feira (3). "Produzimos uma revolução, mas a liga que vai permitir que essas duas resultantes (economia e educação) produzam mais justiça e participação social tem que ser o traço cultural", destacou.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) divulgados em maio deste ano, em 11 anos, o percentual da população negra de baixa renda que também registrava privações em outras áreas, como baixa escolaridade ou acesso reduzido a serviços e bens, caiu 86%.

A importância da pauta cultural na luta por maior justiça e participação social do negro foi um dos temas abordados durante a reunião de José Vicente com dirigentes do MinC. Estiveram presentes a presidente da Fundação Cultural Palmares, Cida Abreu, e os secretários de Fomento e Incentivo à Cultura, Carlos Paiva, e de Economia Criativa, Juana Nunes. 

Flink Sampa - Um dos pontos abordados nessa agenda de inserção cultural do negro foi a organização da quarta edição do Festival de Literatura e Cultura Negra em São Paulo, o Flink Sampa. José Vicente pediu apoio financeiro e conceitual ao Minc para o evento, que ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de novembro na capital paulista. Os representantes do Ministério se mostraram sensíveis à proposta e entusiasmados com o Festival. 

Promovido pela Faculdade Zumbi dos Palmares, em parceria com diversos Ministérios e entidades governamentais e não governamentais, o Festival irá agrupar feira literária, debates e concurso literário, com a participação de cerca de 150 mil alunos. O homenageado do ano será o cantor Martinho da Vila.  A ideia é que os 20 textos premiados se transformem em uma obra literária.  Além disso, no encerramento do festival, haverá a entrega do Troféu Raça Negra.

"O Festival é um ambiente em que será debatido o novo protagonismo negro e a contínua necessidade de fortalecer a diversidade étnico-racial como traço da cultura brasileira", afirmou José Vicente. 

A Faculdade da Cidadania Zumbi dos Palmares é a única faculdade brasileira com maioria negra: 90% de seus alunos e 55% de seus professores se autodeclaram negros. Trata-se de uma instituição comunitária, administrada pela ONG Afrobras, que cobra mensalidades com preço menor que o de mercado e oferece muitas bolsas patrocinadas por empresas. O reitor José Vicente – advogado, sociólogo, mestre em administração e doutor em educação - é seu idealizador.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS