Geral | Da redação | 25/10/2017 10h33

CPPP realiza Projeto “Espaços da Arte na Educação”

Compartilhe:

Entre os dias 20 e 21 de outubro de 2017, aconteceu no Câmpus de Ponta Porã o Projeto “Espaços da Arte na Educação”, sendo atividades e ações programadas para fomentar o conhecimento artístico dos acadêmicos e professores. O projeto é coordenado pela professora Rozana Valentim de Godoi e é um projeto aprovado no edital “Mais Cultura Interior 2017”.

O projeto Espaços da Arte na Educação, teve como temática a discussão sobre o papel da arte no contexto da educação, suas contribuições e possibilidades no processo de formação do professor. Nesse sentido, foram realizadas várias oficinas de produção artística, rodas de conversa e palestras acerca da temática.

Os acadêmicos do curso de Pedagogia, público prioritário deste projeto, e acadêmicos dos demais cursos do Campus de Ponta Porã, tiveram, maior contato com as distintas linguagens artísticas proporcionando a participação em oficinas de desenho, pintura, fotografia, música, dança, modelagem, pintura matérica, em um momento de aproximação da arte e dos bens culturais.

Esta ação, pretendeu oportunizar o diálogo e a produção artística no contexto da formação acadêmica, propondo a aproximação do universo artístico, o conhecer e produzir Arte, favorecendo também uma maior aproximação entre artistas locais, grupos artísticos e professores de arte; acadêmicos de cursos de artes visuais da região de Ponta Porã, com a UFMS – CPPP, possibilitando-lhes uma troca efetiva de experiências e a oportunidade da proposição de novas ações de educação continuada.

Esse projeto tem relação com as disciplinas de Fundamentos e Práticas do Ensino das Artes Visuais, história da Arte, Fundamentos e Prática da expressão Corporal e Musical; todas oferecidas na estrutura curricular do curso de Pedagogia.

As palestrantes foram as professoras Nilva Heimbach, Patrícia Nogueira Aguena e Vivian Iwamoto.

As oficinas contaram com artistas e professores das áreas de Artes, Letras e Educação física, sendo:

Oficina de Pintura com o artista André Monteiro;
Oficina de Fotografia com a professora Bruna Barcargi;
Oficina de Música com a acadêmica do curso de música da UFMS – Campo Grande, Ayami Katsukawa;
Oficina de Contação de Histórias com as acadêmicas do curso de letras da UFGD, Larrisa Gonçalvez Souza e Francieli Efigenio Cabreira;
Oficina de História em Quadrinhos com o designer e ilustrador Lennon Godoi;
Oficina de Modelagem com a professora e ceramista Cybele Araújo de Almeida;
Oficina Ritmo e Movimento: as possibilidades das danças na educação, com a professora da Faculdade de Educação da UFGD, Vivian Iwamoto;
Oficina de Pintura Matérica com a professora do curso de Pedagogia CPPP/UFMS, Angela Fakir.
Além das palestras e oficinas houve o Cine-debate do filme “O Banheiro do Papa”, mediado pelo professor do Instituto Federal do Maranhão, professor Claudeilson Pinheiro Pessoa.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS