Geral | com prefeitura de Coxim | 06/04/2023 12h45

Coxim comemora 125 anos com shows, atividades esportivas e culturais

Compartilhe:

O Município de Coxim comemora 125 anos na terça-feira, dia 11 de abril, com várias atrações e atividades para toda a população, que inclui shows, atividades esportivas, exposição de artesanatos, evento religioso, entrega de título cidadão coxinense, além do tradicional desfile.

Os eventos comemorativos começam dia 9 domingo, Djs residentes farão uma live que será transmitida nas redes sociais direto da praça Zacarias Mourão.

De 9 a 11 de abril acontece a exposição cerâmica em terra cozida do Pantanal “Da construção à mesa posta”, na praça Noêmia Serrou Camy (praça do Flutuante).

No dia 10, segunda-feira, a festa será com a dupla coxinense que conquistou o Brasil e o mundo, João Bosco e Vinícius no CTN, com início previsto para as 21h, com entrada gratuita, também se apresentarão DJ Eder Marques e a cantora Lurdinha.

O tradicional desfile está marcado para ter início às 7h de terça-feira, dia 11. Este ano o tema é “A cidade do futuro é aqui, Coxim és tudo pra mim”. Escolas municipais contarão a história de Coxim desde os povos indígenas, passando pela terra dos diamantes, imigração, monções, Guerra do Paraguai, música, até os tempos atuais e a cidade que queremos para o futuro.

Ainda no dia 11 de abril, tem a Marcha para Jesus com saída às 16h do semáforo da avenida Virgínia Ferreira, chegando na região central com show com a banda Discoprise. Às 19h, na praça Zacarias Mourão, acontece uma das maiores honrarias que uma pessoa pode receber, o Título de Cidadão Coxinense, destinado aqueles que não são originários da terra e quem tem relevantes serviços prestados ao município.

No dia 12, quarta-feira, o violonista Evandro Dotto realiza o Projeto Música Erudita nas Escolas, com o intuito de proporcionar gratuitamente acesso ao repertório de salas de concertos em ambientes de educação onde a música erudita é pouco difundida.

O empreendedor coxinense tem espaço garantido nos 125 anos de Coxim, em parceria com o Sebrae e o Cidade Empreendedora, na quinta-feira, dia 13, a partir das 16h acontece o Dia da Oportunidade. O evento conta com palestras voltadas ao empreendedorismo, espaços de atendimento a MEIs, praça de alimentação e vendas de produtos da agricultura familiar.

Dia 14, sexta-feira, haverá o lançamento do projeto “Nutri Coxim” na CRAS Senhor Divino. O projeto vai gerar trabalho e renda com a comercialização desses alimentos, além de cursos de capacitação, formação e treinamento para aos agricultores, proporcionando qualidade de vida da população rural. Assinatura do Termo de Cooperação para cedência do Centro de Múltiplo Uso do Jardim Europa para Associação Coxinense da Melhor Idade.

Também na sexta-feira, às 19h, haverá a entrega dos uniformes para os alunos do Projeto Bombeiros do Amanhã.

No sábado, dia 15, tem a “1ª Corrida de Rua da Capital do Norte” com largada a partir das 18h na praça Zacarias Mourão. As inscrições são gratuitas e serão percorridos 10 quilômetros, divididos em faixas etárias de 2 a 15 anos, 16 a 25 anos, 26 a 35 anos, 36 a 45 anos, 46 a 56 anos, 57 anos acima. Haverá ainda a “Corrida Kids” de 200 metros para crianças de 7 a 8 anos e 9 a 11 anos. Para toda a família tem ainda a caminhada de 5 quilômetros.

Depois da corrida a noite coxinense terá o ritmo sul-mato-grossense com o melhor da música Pantaneira, sob o Pé de Cedro na praça Zacarias Mourão, com apresentação musical do grupo Asa Delta Pantaneira e cantor Castelo.

Domingo dia 16, a partir das 7h30 na AABB, tem o 3º Marathon de Montain Bike, realizado pela AMCC com o apoio da Prefeitura Municipal.

No dia 20, quinta-feira, véspera de feriado de Tiradentes, acontece a fina da Copa Coxim 2023, que este ano homenageia ao Sr. Antônio Flávio José de Carvalho, pelos relevantes trabalhos prestados no esporte coxinense.

Para a realização das festividades do aniversário de Coxim a Prefeitura Municipal conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Fundação de Cultura de MS e a Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania. E o apoio da Câmara Municipal.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS