Geral | Da redação/com FCMS | 15/05/2015 11h08

Conferencista de Economia Criativa incentiva a transversalidade das pastas da SECTEI

Compartilhe:

Na noite de ontem (13), os participantes do I Seminário de Políticas Públicas para a Cultura, Turismo, e Empreendedorismo e Inovação, promovidas pela SECTEI, acompanharam a palestra “Economia Criativa – Traduzindo em Miúdos”, ministrada por Ana Carla Fonseca, conferencista internacional em economia da cultura, economia criativa, cultura e desenvolvimento e autora de vários livros, dentre eles Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável – o Caleidoscópio da cultura, primeira obra brasileira sobre o tema e vencedora do Prêmio Jabuti 2007.

Durante a explanação, a economista fez uma retrospectiva histórica do conceito de criatividade e da evolução tecnológica para situar a novo conceito de economia criativa. Para ela a criatividade é a interferência do homem no espaço e por meio dela devolver para o mundo objetos e ações de formas mais expressivas. Neste sentido, a economia criativa tem o intuito de trazer mais qualidade de vida para todas as camadas da sociedade tendo como ferramenta as potencialidades de cada região do mundo que devem ser apresentadas de maneira singular, diferenciada, à comunidade global.

Segundo Ana Carla, pautados nesta espécie de desenvolvimento, os cidadãos tem ampliada sua liberdade de escolha e resgata sua auto-estima por meio do trabalho produtivo, decente e sem exploração de mão-de-obra. E neste cenário, o papel da educação é fundamental, pois despertará nas pessoas o gosto pelo aprendizado, pelo raciocínio crítico e respeito pelo outro encontrando soluções coletivas para os problemas sociais.

A platéia tomou conhecimento ainda de diversos casos de sucesso e empreendimentos criativos e após a apresentação participou de um bate-papo com a autora que esclareceu dúvidas e incentivou a iniciativa do governo do Estado de Mato Grosso do Sul em fazer a transversalidade das áreas de Cultura, Turismo e Empreendedorismo e Inovação. “Eu já viajei muito e nunca soube de uma administração pública que uniu estas três pastas para trabalharem juntas. Esta iniciativa é realmente inovadora e vou acompanhar de perto o trabalho de vocês”, afirmou a conferencista.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS