Geral | Da redação/com Ministério da Cultura | 15/05/2015 10h57

Comissão do Mercosul Cultural elabora propostas para intercâmbio

Compartilhe:
Durante presidência pro tempore do Brasil, Mercosul Cultural discute incremento da circulação das artes da região. (Foto: Reprodução/Internet) Durante presidência pro tempore do Brasil, Mercosul Cultural discute incremento da circulação das artes da região. (Foto: Reprodução/Internet)

A segunda reunião da Comissão de Arte do Mercosul Cultural, encerrada nesta quarta-feira (13), no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, discutiu propostas como o Prêmio Mercosul de Artes Visuais e o festival Cultural Mercosul. A reunião durou dois dias e contou com a presença de representantes dos países membros do Mercosul, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela, além do Peru e do Equador como países associados.

Outra proposta aprovada pela comissão foi a solicitação, ao Foro do Sistema de informação Cultural do Mercosul (Sicsul), de retomar a elaboração de um mapa de festivais da região. A criação de uma plataforma virtual para o Mercosul Cultural, preferencialmente baseada em software livre, contemplando dados georreferenciados e permitindo a alimentação de dados de forma colaborativa, foi outra das pautas aprovadas. Ela será uma ferramenta de difusão e intercâmbio de todas as atividades e programas desenvolvidos no marco dos Corredores Culturais. 

O conceito Corredores Culturais foi definido como marco geral para difundir todas as atividades chanceladas pela Comissão de Artes, voltadas para a circulação, o diálogo entre artistas, gestores e técnicos, incluindo entre outros, programas, editais, acervos, capacitações e eventos. Nesses corredores estão incluídas atividades como o Portal de Orquestras infanto-juvenis e a proposta da delegação venezuelana de criar uma Cátedra Itinerante sobre Diversidade Cultural e Integração Latino-Americana. A comissão já criou um perfil no Facebook com este termo, que servirá como piloto para divulgação-diálogo sobre as ações da Comissão e de cada país, no campo das artes. 

Também foi aceita a proposta brasileira de realizar o primeiro Festival Cultural do Mercosul e de sugerir, ao Comitê coordenador Regional, que o festival seja inserido como atividade regular a ser realizada em cada presidência pro tempore. As recomendações deste encontro serão debatidas na 40ª Reunião do Comitê Coordenador Regional. Os temas deliberados serão posteriormente submetidos à apreciação dos ministros da Cultura dos diversos países participantes da 38ª Reunião de Ministros da Cultura, no dia 18 de junho, em Brasília. 

A segunda reunião da comissão de Artes foi aberta pelo presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Francisco Bosco. Ele destacou que a ideia principal do encontro é aproximar a cultura e construir um intercâmbio de arte com os povos próximos, sinalizando a importância de tornar essa iniciativa uma realidade. O gestor citou a ideia da criação de uma coleção bilíngue, que circularia entre os países e também contemplaria as linguagens de artes visuais, literatura, teatro, circo, dança e música, entre outras linguagens.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS