Geral | Da redação/com Ministério da Cultura | 22/05/2015 11h01

Comissão de Economia Criativa e Indústrias Culturais se reúnem

Compartilhe:

O primeiro dia de atividades da 2ª reunião da Comissão de Economia Criativa e Indústrias Culturais do Mercosul Cultural, nessa quarta-feira (20), teve como ponto central o estabelecimento de uma agenda de trabalho sobre sistemas de informação cultural com foco na economia. Participaram do encontro representantes de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Equador, Colômbia e Peru. 

A proposta dessa agenda de trabalho é intensificar a cooperação dos países do bloco por meio do intercâmbio de experiências, informação, metodologias e tecnologias desenvolvidas. "O agrupamento desses dados é fundamental para conhecermos melhor o funcionamento da economia da cultura no âmbito do Mercosul. Será possível termos um panorama de como se organizam os setores na região e vermos, inclusive, que peculiaridades apresentam alguns países", destacou o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Guilherme Varella. 

A Comissão tem como meta desenvolver um modelo referencial que aproxime os diferentes sistemas de informação dos países do bloco, em coordenação com outras instâncias do Mercosul e outros fóruns regionais, que trabalham na sistematização de dados sobre o setor, como o Sistema de Informação Cultural do Mercosul (Sicsul), site específico da cultura da região. O Sicsul oferece dados sobre leis, pesquisas e informações sobre intercâmbio comercial de bens culturais, entre outros.  

Segundo o cronograma estabelecido pela Comissão, os trabalhos serão realizados de julho a novembro deste ano e serão capitaneados pelo Brasil, com o apoio do Equador. Em uma fase posterior, de novembro até maio de 2016, espera-se compartilhar as informações recolhidas dos países do bloco, como metodologia e tecnologias utilizadas e estudos dos países do bloco, que servirão para enriquecer o Sicsul. 

Sobre a sistematização e elaboração de dados, Varella afirmou ser um tema primordial para fortalecer a economia da cultura e uma das prioridades da atual gestão. "Levar essa pauta até o Mercosul Cultural está completamente alinhado à política do ministério, que vem se esforçando para obter dados mais precisos e úteis", destacou. 

Na reunião, Varella também apresentou duas agendas regulatórias: modernização dos direitos autorais, que afeta as cadeias de produção e criação cultural, e o consumo e a regulação econômica da internet, que está relacionada aos conteúdos produzidos e acessados na rede. O secretário também deu um panorama do ProCultura, projeto elaborado para substituir a lei Rouanet, enfatizando a modificação que a nova lei vai gerar nas estruturas e dinâmicas econômicas da cultura.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS