Geral | Da Redação/Com Ministério da Cultura | 28/10/2015 20h25

Começa Congresso Latino-americano de Cultura Viva

Compartilhe:

Cerca de 600 pessoas foram ao Teatro Nacional de San Salvador, em El Salvador, para a abertura oficial do II Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, realizada na noite dessa terça-feira (27). Delegações da América Latina e do Caribe lotaram o teatro para assistir a apresentações do Ballet Folclórico Nacional, do Coro Presidencial e do grupo Los Tabales de Ereguiaquin.

Um pouco antes, a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Ivana Bentes, e a equipe do Comitê Intergovernamental do programa IberCultura Viva foram à Cripta de Monsenhor Romero para conhecer um pouco da história de "San Romero de América". Considerado um santo contemporâneo, o bispo Óscar Arnulfo Romero foi assassinado em 24 de março de 1980, durante a guerra civil de El Salvador. Levou um tiro no coração enquanto celebrava uma missa na capela do Hospital Divina Providência.

Pela manhã, foi realizada a primeira sessão da reunião do Comitê Intergovernamental do IberCultura Viva. Participaram da mesa, entre outros, a secretária Ivana Bentes, o diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Alexandre Santini, a diretora de Cultura do Ministério da Cultura e Juventude de Costa Rica, Fresia Camacho, a diretora geral de Diversidade e Processos Culturais do Paraguai, Zulma Mais, e o diretor nacional de Casas de Cultura Viva Comunitária de El Salvador, César Pineda.

Em outra sala da Secretaria de Cultura da Presidência de El Salvador, a secretária Ivana Bentes também se reuniu com a ministra da Cultura e Juventude de Costa Rica, Sylvie Duran, e o secretário de Cultura de El Salvador, Ramón Rivas. Um dos temas abordados foi a nova plataforma da Rede Cultura Viva, que possibilita a autodeclaração e o mapeamento dos Pontos de Cultura.

A delegação brasileira que está presente no Congresso participou das atividades e festejou a abertura da programação durante a marcha que tomou as ruas de San Salvador.

Realizado na cidade de San Salvador, em El Salvador, o II Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária tem como tema Convivência para o bem comum. O objetivo do evento é fortalecer os processos de cultura viva comunitária e debater a necessidade de modelos de políticas públicas na região. Serão cinco dias de espetáculos, festivais, debates, palestras, reuniões, feiras e oficinas. O evento será realizado até o próximo sábado, dia 31.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS