Geral | Isabela Ferreira - Reconta | 17/08/2022 11h03

Circula Dançurbana: companhia realiza ações em comunidades da capital

Compartilhe:

Com o projeto ´III Edição – Circula Dançurbana´, a Cia Dançurbana percorreu 10 cidades de Mato Grosso do Sul nos últimos meses e tem levado ações de formação e espetáculos infantis para comunidades carentes de Campo Grande-MS. Neste mês de agosto e, em setembro, serão realizadas ações do projeto na Comunidade São Conrado (na sede da Cufa), na Aldeia Água Bonita e na Favela Só Por Deus. Também em setembro, o grupo apresenta o espetáculo ´K-ZUU´, na Casa de Ensaio. Este projeto está sendo realizado com o patrocínio cultural da MSGÁS, Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul.

Segundo o diretor Marcos Mattos, o ´Circula Dançurbana´ é a continuidade do trabalho que a companhia vem desenvolvendo em seus 20 anos de atuação, que é um diálogo constante e permanente com a comunidade em que o grupo está inserido. Há muitos anos a companhia desenvolve trabalhos com as escolas públicas e a comunidade e, fomenta a formação de arte-educadores e professores. “Além disso, nosso objetivo é promover a fruição de espetáculos de dança, criados especialmente para as infâncias, e com isso sensibilizar e conscientizar os tutores e a sociedade em geral sobre a relevância da arte e da cultura para o desenvolvimento sensível e cognitivo das crianças”, realça.

Dançurbana circula com os espetáculos ´K-ZUU´ e ´R.U.I.A´

Os espetáculos apresentados nesta circulação, ´K-ZUU´ e ´R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória´, são fruto da experiência da Dançurbana com a comunidade escolar. Para as criações destes trabalhos o grupo propôs a transversalidade de linguagens: poesia, brincadeiras, teatro, música, palhaçaria, contação de história e dança. Para tanto, o diretor e os intérpretes-criadores participaram de diversas oficinas e workshops.

Em paralelo, a companhia fez uma ampla pesquisa bibliográfica, se aprofundou nos estudos e pôde descobrir mais sobre a infância por meio de uma linha de pensamento proposta por Rudolf Steiner, a Antroposofia, que discorre sobre a subdivisão da infância e da vida adulta em diferentes setênios (ciclos). ´K-ZUU´ é voltado para crianças do primeiro setênio (0 a 7 anos) e ´R.U.I.A´, do segundo setênio (7 a 14 anos).

Já em setembro, no dia 03, será realizada uma ação/apresentação do espetáculo ´K-ZUU´, às 9 horas, na Aldeia Água Bonita e, às 14 horas, na Favela Só Por Deus. No dia 10, às 14 horas, uma ação/apresentação do espetáculo ´R.U.I.A´ na Comunidade São Conrado (sede da Cufa). Nos dias 15 e 16 o projeto apresenta ´K-ZUU´ na Casa de Ensaio. No dia 15, a encenação será às 9 horas e, no dia 16, às 16 horas, com audiodescrição. Por fim, em 24 de setembro, a Cia Dançurbana realiza uma ação/apresentação do ´R.U.I.A´, às 9 horas, na Aldeia Água Bonita e, às 14 horas, na Favela Só Por Deus.

Além de Campo Grande, o projeto já passou por Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Dourados, Rochedo, Jaraguari, Bandeirantes, Aquidauana, Corumbá e Três Lagoas. O Circula Dançurbana é patrocinado pela MSGÁS e realizado pela Cia Dançurbana, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal com as parcerias da Central Única das Favelas de Campo Grande-MS e da Casa de Ensaio. Mais informações em www.dancurbana.com.br/, Fanpage ou pelo Instagram.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS