Geral | Da redação | 11/05/2017 10h27

Catálogo que elenca patrimônios históricos e culturais é lançado

Compartilhe:

"Principal objetivo é preencher uma lacuna que existia na história, porque era uma busca muito grande e, agora, a primeira pesquisa já vai estar catalogado neste livro”, afirmou Maria Christina de Lima Félix Santos, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) à respeito do catálogo “Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul” lançado nesta terça-feira (09) no anfiteatro da biblioteca no campus Tamandaré. Durante a solenidade, a obra, escrita por Maria Christina, foi apresentada por ela para alunos do programa de pós-graduação e também para acadêmicos de História da Católica.

Pesquisa feita durante três anos foi escrita, também, pela orientadora de doutorado da escritora Maria Christina, a professora Dra. Maria Augusta de Castilho. Estudo foi aprovado em 2015 pelo edital Publica e incentivado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) para que o conhecimento fosse difundido entre as universidades.

Intuito do livro é evidenciar os bens tombados e registrados na esfera Estadual e Federal de Mato Grosso do Sul e envolve os elencados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Com a intenção de copilar uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, a autora afirma que o livro é bem didático: “Traz um capítulo que fala sobre a legislação que respalda tombamentos e patrimônios e também apresenta um tópico com uma tabela que mostra onde esses bens estão registrados, página do livro em que pode ser encontrado e se são arqueólogos, históricos ou arquitetônicos”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local — Mestrado e Doutorado, (67) 3312-3593.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS