Geral | Da Redação/Com Prefeitura de Brasilândia | 06/07/2015 14h36

Brasilândia participa de implantação do Sistema de Cultura

Compartilhe:

O 1º Ciclo dos Seminários Regionais do Projeto de Apoio e Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura (Prosimc) ocorreu no dia 1º de julho, em Três Lagoas-MS, e contou com a participação de gestores culturais das cidades de Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas. O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação e Fundação de Cultura.

Brasilândia esteve representada pelo diretor do Departamento de Cultura, Bento dos Santos Filho (Peninha), pelo gestor de cultura para o SMC, Carlos Alberto dos Santos Dutra (Carlito) e por dois membros da Comissão Executiva para o SMC, Maria Rita Ferreira de Gusmão Santini e Kattya Regina Gomes Rodrigues.

Durante o encontro foi criada a Comissão Executiva de Cultura da Região de Três Lagoas, que terá como função fortalecer os municípios da região através do apoio mútuo nesta fase de estruturação do Plano Municipal de Cultura, e criar uma rede colaborativa entre os municípios, principalmente em relação à gestão cultural.

Na oportunidade, o secretário de estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, afirmou que a finalidade do seminário é aproximar os gestores públicos e mostrar a importância da cultura para a sociedade. “Ela (a cultura) tem um papel fundamental de desenvolver o cidadão, por isso temos que criar políticas públicas voltadas ao setor cultural e que sejam duradouras. Devido a sua grande relevância é primordial que ela seja pensada de forma global e executada de maneira local, para assim criarmos uma rede favorável para o seu desenvolvimento”.

SMC - A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Floriana Débora Ladeia de Souza, explica que, para este ano, as atividades inicialmente serão de “sensibilização para a construção do Sistema Municipal de Cultura, com fomento à estruturação, criação, implementação e atualização do Conselho Municipal de Políticas Culturais, a elaboração de um diagnóstico cultural do município e a adequação de nossa legislação ao Sistema Municipal de Cultura proposto pelo Ministério da Cultura”.

Para 2016, estão previstas as demais etapas do processo, com a elaboração do Plano Municipal de Cultura de Brasilândia, que contará com a participação de toda a sociedade local, a efetivação do Sistema Municipal de Cultura com elaboração dos projetos de incentivo e fomento que venham a beneficiar os artistas locais e os eventos culturais programados pelo município.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS