Geral | Da Redação/Com Diário Corumbaense | 29/08/2015 23h57

Bicentenário de Dom Bosco é celebrado em Corumbá

Compartilhe:

Sessão solene na noite de sexta-feira (28) na Câmara de Vereadores de Corumbá, celebrou o bicentenário de nascimento de Dom Bosco. A cerimônia contou com a participação de autoridades civis e religiosas e foi marcada por homenagens.

A Missão Salesiana de Mato Grosso entregou a 16 personalidades Medalha do Bicentenário de Dom Bosco por terem colaborado com a difusão dos princípios de São João Bosco nas cidades de Corumbá e Ladário. Os homenageados foram: o prefeito Paulo Duarte; o presidente da Câmara, Tadeu Vieira; a artista plástica Izulina Xavier; Mabel Marinho Sahib Aguilar; Monica Barbosa Macedo; Milton Carlos de Mello; Luísa Maria Corrêa Martins; o contra-almirante Petrônio Siqueira de Aguiar; o general-de-brigada, Jorge Cardoso Martins; Elias Ely Gomes Vitório; o prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria; Maria Clarice Servion; Delair do Carmo Nunes de Siqueira; Lindivalda Gonçalves dos Santos; Paulo da Costa Silva; Beatriz Giseli Ramos; o ex-prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e o vereador Carlos Alberto Machado.

Representando o prefeito Paulo Duarte, a primeira-dama Maria Clara Scardini, destacou o trabalho realizado pelos Salesianos em Corumbá. “Os projetos sociais atendem mais de quatro mil crianças e adolescentes. São trabalhos de reforço escolar, cursos de artes, música, informática, esportes e qualificação oferecendo oportunidades de encaminhamento profissional às classes menos favorecidas economicamente. Muitas dessas pessoas se encontram em situação de vulnerabilidade, é gratificante sabermos que nossos jovens são bem acolhidos e cuidados”, afirmou.

“Dom Bosco espalhou amor por onde passou e nossa cidade recebeu esse amor  e dedicação, por meio do trabalho social do padre Ernesto Sassida, que empregou a doutrina ensinada por Dom Bosco junto à nossa comunidade”, afirmou o presidente do Legislativo, vereador Tadeu Vieira ao lembrar do padre salesiano que fundou a Cidade Dom Bosco e faleceu em 2013, aos 93 anos. “Nos 200 anos de nascimento de Dom Bosco continuamos perseverando, como Dom Bosco persevera até hoje na vida de cada um de nós. Inúmeros foram os benefícios plantados pela família Dom Bosco em nossa cidade”, completou.

A Câmara também entregou lembranças especiais para o bispo diocesano de Corumbá Dom Segismundo Martinez Alvarez, ao vice-inspetor da Missão Salesiana padre Adalberto Alves de Jesus, ao diretor geral do Polo Corumbá da Missão Salesiana, o padre Slawomir Bronakowski, ao vice-diretor do Polo Corumbá da Missão Salesiana padre Osvaldo dos Santos, ao diretor do Centro de Apoio Infanto Juvenil (CAIJ) padre Pasquale Forin e ao diretor administrativo da Cidade Dom Bosco, mestre Samuel Carlos Caetano Gomes.

“Essa é uma cerimônia de gratidão e louvor à Deus por ter abençoado esta cidade com uma semente de Dom Bosco.  Prestamos também gratidão por estes 116 anos que os salesianos estão presentes fazendo história em Corumbá, trabalhando com as pessoas. Receber esta medalha comemorativa é celebrar todas as atividades desenvolvidas na cidade em prol dos moradores daqui e de sua fronteira”, apontou ao Diário Corumbaense o padre Slawomir Bronakowski, conhecido como padre Waldomiro, diretor geral da Missão Salesiana de Mato Grosso do Sul- Polo Corumbá.

São João Bosco nasceu na pequena aldeia de Becchi (Piemonte, Itália) aos 16 de agosto de 1815. Morreu em 31 de janeiro de 1888. Nascido João Melchior Bosco, Dom Bosco é o fundador da Pia Sociedade de São Francisco de Sales (1859), conhecida por salesianos, co-fundador da congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, conhecidas por irmãs salesianas e fundador da Associação Internacional dos Cooperadores Salesianos. Foi canonizado em 1º de abril de 1934 pelo Papa Pio XI, sendo o padroeiro dos jovens e dos aprendizes. Seu dia é celebrado em 31 de janeiro.

A Cidade Dom Bosco, em Corumbá, está dividida em setores: a Escola Estadual Dom Bosco, mantida por meio de convênio com o Governo do Estado, a assistência social da Cidade Dom Bosco que tem três programas sociais (Projeto Criança e Adolescente Feliz, Programa Adoção a Distância e Adolescente Aprendiz). Há o grupo dos ex-alunos, a Paróquia São João Bosco, o CENPER (que ajuda a levar adiante os projetos sociais do padre Ernesto). Na escola há 2.250 alunos e nos projetos sociais, em torno de 1.800 pessoas.

As atividades da Cidade Dom Bosco podem ganhar mais um braço: uma casa de apoio e recuperação: “Só concretiza sonhos quem os alimenta e no momento a cidade Dom Bosco o alimenta. Já temos uma fazenda em vista para ceder o local para parceria. Ainda não podemos revelar mais detalhes, porém é algo que temos como meta, mais um trabalho que visa beneficiar nossa juventude”,  revelou o padre Waldomiro a este Diário.

De acordo com estimativa da Associação de Ex-alunos da Cidade Dom Bosco, em Corumbá cerca de 30 mil ex-alunos ainda residem na cidade, o que comprova que o esforço do padre Ernesto Sassida em repassar os ensinamentos de Dom Bosco sempre deu bons frutos.

“Nos anos de 1967 a 1977, eu estive presente na cidade Dom Bosco sendo educado na doutrina de Dom Bosco. O sistema preventivo me ajudou a ter a vida que tenho, a formação que tive,  a educação que recebi na casa de Dom Bosco, tudo foi fundamental. Pude seguir carreira militar, ter minha profissão e  uma vida abençoada por Deus. Hoje, me dedico a procurar os ex- alunos dessa escola para juntos contribuirmos com os projetos da casa de Dom Bosco em Corumbá. Recebemos muita ajuda quando passamos por aqui,  é natural que repassemos todo o amor e doutrina recebidos”, afirmou Nelson Fernando dos Passos, 54 anos, militar da reserva da Marinha do Brasil e atual presidente da Associação de Ex-alunos da Cidade Dom Bosco.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS