Geral | Da Redação/Com FCMS | 29/09/2015 21h24

Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim realiza cursos, oficinas e ações culturais em acessibilidade e inclusão

Compartilhe:

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim começa em outubro uma série de atividades de capacitação em acessibilidade e inclusão para seus funcionários, bem como para convidados dos Sistemas Estaduais e de bibliotecas locais.

A programação integra o projeto “Acessibilidade em Bibliotecas Públicas”, da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) doMinistério da Cultura (MinC), em parceria com  o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). A execução está a cargo da OSCIP Mais Diferenças.

Na segunda-feira, 5 de outubro, acontece a formação “Princípios das Políticas e Programas de Livro e Leitura Acessíveis e Inclusivas”. Com oito horas de duração, o curso aborda as leis e diretrizes nacionais e internacionais das políticas e programas de livro e leitura voltados à acessibilidade e inclusão. Discute ainda como estes se refletem nas atividades das bibliotecas públicas.

Para o dia seguinte está marcada a primeira aula da formação “Políticas Públicas de Livro e Leitura para Todos: Gestão, Implementação e Boas Práticas”. Esta capacitação abrangerá práticas inclusivas, tais como atendimento a pessoas com diversos tipos de deficiência, parcerias com instituições, acervo acessível, etc. Até dezembro, serão ministradas mais duas aulas deste curso, que tem carga horária total de 24 horas.

A oficina, intitulada “Mediação de Leitura em Contextos Inclusivos”, está marcada para 3 de novembro e, assim como os cursos, é reservada aos funcionários da Biblioteca e convidados. Neste dia serão apresentadas propostas de mediação de leitura que atendam os diversos tipos de público com e sem deficiência.

Um dia depois acontecerão as primeiras ações culturais inclusivas do projeto para a Biblioteca. Tais atividades voltam-se não somente aos funcionários da biblioteca, mas também a todas as pessoas com e sem deficiência interessadas em questões culturais, educacionais e de acessibilidade. São atividades de mediação de leitura e sessões de cinema com recursos de acessibilidade para o público de todas as idades. A segunda etapa das ações acontece em dezembro. Todas as ações contarão com a presença de um intérprete de LIBRAS.

A segunda oficina, intitulada “Estratégias para o Desenvolvimento de Recursos Acessíveis e Inclusivos para Atendimento ao Público com Diferentes Tipos de Deficiência”, ocorrerá em 23 de novembro. Nesta formação, os alunos aprenderão como produzir livros e outros materiais acessíveis.

Desde julho, a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim realiza o curso básico-instrumental de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) – que abriu a fase de capacitação das equipes do projeto e que tem previsão de término em outubro.

O projeto – O Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas está em andamento desde o ano passado em dez bibliotecas públicas nas cinco regiões do país. Por meio de um conjunto estruturado de ações de diagnóstico, capacitação de equipes, disponibilização de acervos em formatos acessíveis e de recursos tecnológicos, o projeto visa subsidiar a construção de políticas públicas nacionais de acessibilidade em bibliotecas. No final do projeto será elaborado um relatório com sugestões de diretrizes nacionais para a área da acessibilidade e inclusão. Com isso, todas as bibliotecas do Brasil poderão ter acesso aos conteúdos, informações, instrumentos e metodologias desenvolvidos ao longo do projeto.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS