Geral | Da redação | 14/11/2017 08h40

Biblioteca debate papel do negro na sociedade com oficina e performances

Compartilhe:

Celebrando o Mês da Consciência Negra, a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim – unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul – realiza na segunda e terça (13 e 14 de novembro) performances e oficinas que discutem a cultura afro-brasileira. A programação tem entrada franca.

As ações envolvem estudantes, professores e equipe pedagógica do Projeto AJA – Avanço do Jovem na Aprendizagem da Escola Estadual Riachuelo, de Campo Grande e incentivam discussões e questionamentos sobre como o negro está inserido dentro da sociedade nos dias atuais.

“Em novembro celebra-se o Mês da Consciência Negra, uma data simbólica, vista só como data comemorativa e só lembrada para tanto na mesma. Temos que compreender que é necessário parar e analisar o nosso papel dentro da sociedade, refletindo e debatendo as problemáticas construtivas para o tema”, avalia o artista plástico e gestor cultural Galvão Pretto.

Confira a programação:

13 de Novembro – 8h às 11 horas

Oficina o Desenho pela Palavra

Mediação de Galvão Pretto e Melly Sena

A partir de um livro de um autor negro escolhido pelos ministrantes, a valorização da identidade será debatida pelo viés da palavra e transposta para o desenho pela inspiração e experiência do artista plástico Galvão Pretto.

Performance – Empoderamento Através da Marcas Ancestrais

Mariana de Castro e Robson Marx

Apreciação da dança Afoxé e de expressões populares brasileiras que representam nossas matrizes identitárias corporais.

14 de Novembro – 8h às 11 horas

Oficina o Desenho pela Palavra

Mediação Galvão Pretto e Melly Sena

Performance: Universidade da Democracia Racial?

Mariana de Castro e Robson Marx

A apresentação frisa por meio da dança a identidade ético racial de como esse negro está inserido dentro da sociedade e sua luta cotidiana em busca de representatividade.

Serviço: Mais informações pelos telefones (67) 3316-9161 ou (67) 3316-9175. A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim fica na avenida Fernando Correa da Costa, 559, no 2º andar, no Centro. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS