Geral | Da redação | 30/09/2018 07h00

“Ateliê Aberto” será uma das atrações na Mostra das Escolas

Compartilhe:

Nos dias 1, 2 e 3 de outubro, das 8 às 22h, Campo Grande será o palco para a celebração das diversas manifestações culturais e artísticas, que são os resultados das produções realizadas nas escolas da Rede Estadual de Ensino. Trata-se da 12ª Mostra Cultural da Escolas Estaduais de MS e o Festival MS in Concert, eventos que são esperados por toda a comunidade escolar e o público em geral.

A comissão organizadora, informou que para essa edição conta-se com a participação de 39 munícipios, 117 escolas, 271 apresentações e um quantitativo de 2561 alunos diretamente envolvidos nas apresentações. Durante os três dias, o público poderá apreciar gratuitamente, parte das produções que são realizadas pelas escolas estaduais.

As atrações contemplam as diferentes linguagens artísticas tais como, teatro, dança, música, cinema, rádio, fotografia, capoeira, e artes plásticas. Sabe-se que as escolas são grandes difusoras e promotoras do fazer artístico, e que, em muitas comunidades se tornam o principal local para essas práticas, além de que, a arte é uma poderosa ferramenta pedagógica para a formação do cidadão pleno.

A equipe do Núcleo de Arte e Cultura, pertencente à Secretaria de Estado de Educação, propôs um tema para nortear a Mostra, para tanto, foi sugerido como temática: “As influências culturais na formação da identidade de MS”, com isso, foi possível um trabalho baseado na educação pela pesquisa que fosse a fundo às questões da identidade do sul-mato-grossense. Sabe-se que somos um estado plural, e que nossa identidade ainda passa por uma crise de formação e de reconhecimento tanto dentro, quanto fora do MS, e que essa oportunidade, seria um modo de reafirmar nossa tradição cultural através da arte.

Dentre todas as atrações envolvendo as escolas, a produção está preparando mais um projeto que acontecerá durante os dias da Mostra, trata-se do Projeto “Ateliê aberto” que reconstruirá o cenário de um ateliê de um artista plástico, onde o mesmo se fará presente, pintando ao vivo e dialogando com os presentes, afim de manter um contato direto com os alunos e público em geral, na amostragem de parte de seu processo de criação.

Será a primeira vez que o um projeto dessa natureza estará acontecendo na Mostra, e acredita-se que será um momento de muito proveito, pois a educação perpassa os muros escolares e a finalidade é propor um momento de diálogos entre os participantes com uma exposição de telas feitas pelos alunos, que terão a oportunidade de vivenciar as práticas de criação interagindo com um artista profissional.

O artista escolhido para inaugurar esse projeto foi o artista plástico Cello Lima, sul-mato-grossense natural de Dourados, é artista plástico e produtor cultural. Iniciou sua carreira artística no final dos anos 1970, quando entrou no Centro Universitário da Grande Dourados-UNIGRAN, onde se formou em Artes Visuais. Nesse período participou de certames e foi premiado na modalidade de desenho do 2º Salão Latino-Americano, promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Desde então não parou mais de produzir. Com larga experiência nas artes plásticas, produções culturais e arte-educação, destaca-se pela grande experiência na feitura de pigmentos orgânicos minerais.

O trabalho de Cello Lima, reflete a genuinidade da arte sul-mato-grossense, pois, tanto a temática empregada, quanto os pigmentos naturais desenvolvidos e usados por ele, são extraídos de terras, e variados minerais da região de Dourados. Destaca-se também pelo modo sustentável com que seus trabalhos são construídos. Todos esses atributos, e o compromisso que esse artista assume ao acentuar em suas produções a preocupação com nosso meio ambiente, chamou a atenção da Secretaria de Estado de Educação para colocá-lo em contato direto com os alunos e público em geral, visando a contribuição para uma arte-educação de qualidade.

Nesse contexto, a Mostra Cultural promove mais essa inovação, e espera que o público prestigie as apresentações de nossos alunos e artistas profissionais. A 12ª Mostra Cultural das Escolas de MS acontecerá das 8 às 11h e das 14 às 17h, e o Festival MS in concert, será das 19 às 21h, nos dias 1,2 e 3 de outubro nas dependências do Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, localizado no Parque dos Poderes em Campo Grande. Numa promoção do Governo do Estado de MS, com a realização da Secretaria de Estado de Educação através do Núcleo de Arte e Cultura, e conta com o apoio cultural da Fundesporte, Fundação de Cultura de MS, Águas Guariroba e Sociedade Luso Brasileira.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS