Geral | Portal da Educativa | 16/10/2017 11h25

Arte, Cultura e Talento resumem 21 anos de criação da Casa de Ensaio

Compartilhe:

Em meio aos desafios e dificuldades econômicas enfrentadas pelo país, que em vários momentos se refletem na produção artística e cultural regional, a Casa de Ensaio surge com uma proposta de romper com essas barreiras e modificar antigos padrões de sobrevivência no contexto social. Há 21 anos a instituição ensina e desperta o talento de crianças e adolescentes em diversas expressões artísticas, um trabalho voluntário, realizado sem fins lucrativos.

A pedagogia da casa aborda o teatro, brincadeiras, dança e música, entre outras representações artísticas, como forma de transformação socio-cultural. De acordo com uma das voluntárias da Casa, Anne Torrecilha, “ é um ensino que vai além do palco, se insere na sociedade, procurando agregar valores à identidade local”, reflete.

Para a fundadora da ONG, Lais Dória, a Casa de Ensaio cumpre um papel determinado no cenário regional : “Esta experiência pedagógica teatral visa o desenvolvimento de uma ação social transformadora, com características essencialmente humanas”, esclarece.

A maioria dos “brincantes” (nome dado aos professores da Casa de Ensaio) são voluntários. Os professores foram alunos da instituição, e agora retribuem a experiência que tiveram repassando seus conhecimentos a novas gerações.

O curso Brincaturas e Teatrices, oferecido pela Casa de Ensaio, engloba diferentes expressões artísticas, tais como música, artes visuais, dança e cinema. O projeto atende atualmente cerca de 30 alunos (crianças e adolescentes), que participam das atividades com o apoio dos pais. “Gostaríamos de conseguir, por meio da iniciativa pública ou privada, que as crianças que frequentam as aulas tivessem a gratuidade do passe”, revela Anne ao mencionar o problema do transporte entre os estudantes do projeto.

Além disso, a Casa promove eventos culturais todos os meses, para mostrar o trabalho que desenvolve e também arrecadar recursos. São espetáculos de música erudita, de dança, saraus e tardes de cinema.

A ONG sobrevive através de doações, o que ao longo dos anos resultou em períodos de crise e falta de verbas para manter o espaço. As pessoas interessadas em obter mais informações sobre a Casa de Ensaio, podem acessar o site: https://casadeensaio.org.br

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS