Geral | Da redação | 02/06/2017 09h58

Arquivo Público Estadual celebra 30 anos com projeto de revista eletrônica apoiada por pesquisadores

Compartilhe:

Em comemoração aos trinta anos de sua criação, o Arquivo Público Estadual, órgão da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, iniciou a produção de uma revista eletrônica comemorativa, de acesso gratuito, com previsão de lançamento em outubro deste ano.

A revista eletrônica – que busca o apoio de pesquisadores e acadêmicos de todo o Estado – pretende estreitar a relação do Arquivo Público com a pesquisa de modo geral, com ênfase na exploração e apuração científica, divulgar as produções acadêmicas e os trabalhos da instituição ao longo dos seus trinta anos.

Instituição – A atribuição do Arquivo Público Estadual é preservar a memória histórica de Mato Grosso do Sul por meio da gestão dos documentos produzidos e acumulados pela administração pública, garantindo a produção de fontes para a pesquisa histórica.

O Arquivo tem sob sua guarda documentos de valor permanente e ou histórico e documentos pertencentes a empresas com atividades encerradas de grande importância na construção da identidade cultural. Entre eles o acervo da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, que recentemente ganhou o certificado da UNESCO de “Memória do Mundo” e da Companhia Matte Larangeira, composto por documentos textuais, fotos e recortes de jornais.

A biblioteca do Arquivo Público é especializada em arquivologia e história regional. Conta ainda com um acervo digitalizado de jornais dos séculos XIX e XX.

Serviço: As normas de envio de pesquisas e reportagens para a publicação na revista eletrônica do Arquivo Público Estadual estão disponíveis aqui. O prazo para envio termina em 31 de julho.

O material deve ser entregue pessoalmente ou via Correios; em pendrive ou cd-rom na sede do APE, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, térreo. Também receberemos inscrições por e-mail, enviadas para um ou mais dos seguintes endereços: arquivo@fcms.ms.gov.br; arquivopublicoms@gmail.com; maisaareco@hotmail.com.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS