Geral | com prefeitura de Aquidauana | 13/03/2023 14h03

3ª Festa do Pequi movimenta a música, a economia e gera renda

Compartilhe:

A 3ª Festa do Pequi começou na noite de sexta (10), em Camisão. O evento uniu música, cultura e culinária regional, trazendo aromas e sabores da fruta que é símbolo do cerrado, o "pequi".

O evento contribui para gerar entretenimento, cultura e diversão aos turistas e visitantes, mas, também, fomenta a economia. Prova disso é que, durante a realização da festa, comerciantes e vendedores ambulantes tiveram a oportunidade de comercializarem seus produtos, agradando paladares e atraindo público local da região. Nos dois dias do evento, autoridades municipais de Aquidauana e de Anastácio, vereadores e secretários, estiveram prestigiando o evento.

A Festa do Pequi iniciou na gestão do prefeito Odilon Ribeiro, com o objetivo de proporcionar momentos de lazer, entretenimento familiar e de promoção cultural. "A festa é uma atividade festiva que traz fluxo turístico e cultural e, principalmente, gera renda, sobretudo, nos distritos de Camisão e Piraputanga. Estão todos convidados para prestigiar!”, destacou o prefeito.

A comerciante Patrícia Alves, do restaurante Sabor do Peixe, participou pela terceira vez da Festa do Pequi e vendeu de peixe frito à macarrão com pequi - prato mais procurado do evento. Ela conta que a expectativa para a festa foi grande e de bom retorno.

"Uma oportunidade muito boa. O movimento foi muito bom, nós não imaginávamos que daria todo esse movimento", comemora a comerciante Patrícia.

Já na Barraca da Eugênia & Cris, a comerciante Cristiane Corrêa aproveitou a festa para potencializar suas vendas. “Aproveitamos as festas para ganhar um dinheirinho extra. Vendemos bem no almoço. Está sendo um evento grandioso”, destacou Cristiane.

Assim também, como o caso da comerciante Larissa Costa, do Cantinho Buscapé, que participa pelo 2º ano da festa, ela comemora a procura e o consumo que superou as expectativas. “É uma boa oportunidade para o comércio, abre empregos, faturamos uma renda extra. A procura pelos pratos com o pequi superou as expectativas e nós vendemos muito bem”, finalizou Larissa.

A 3ª Festa do Pequi é uma realização da Prefeitura Municipal de Aquidauana, com organização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR), e apoio da Associação de Moradores de Camisão, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESCC) e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

MÚSICA BOA

Além da gastronomia regional, a Festa do Pequi também agita o segmento cultural com shows locais e regionais. Na primeira noite da festa (10/03), pelo palco passaram animando aos público os cantores pratas da casa Raffa & Ruan, Edu & Hernandes e, na sequência, completando a festa a dupla: Vitor Gregório & Marco Aurélio.

As atrações musicais do domingo (12/03), que começaram a tocar no horário do almoço e seguiram até início da noite, foram: Anderson & Fernandes, Brendo & Vinicíus, Michel & Felipe, Gabriel Castilho, SPCia, bailão carapé com grupo Bom Balanço e depois Alex & Yvan.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS