Geral | Com FCMS | 20/03/2024 12h46

16ª Semana do Artesão 2024 é aberta no Bioparque Pantanal com homenagens

Compartilhe:

Aconteceu na tarde de ontem (19 de março) no Bioparque Pantanal, a abertura da 16ª Semana do Artesão 2024. O evento contou com a presença de artesãos e diversas autoridades que prestigiaram a exposição dos trabalhos dos artesãos homenageados, o ceramista Cleber Ferreira de Britto, a criadora da Flor de Xaraés, Cláudia Castelão, e a cerâmista Kadiwéu, Olinda Virgílio. Na ocasião, foi contada um pouco da história de cada homenageado e foi anunciado o lançamento da loja filial da Casa do Artesão no Bioparque.

“É um prazer muito grande estar hoje aqui no Bioparque abrindo esta semana do artesão 2024. Este equipamento tão lindo que é o Bioparque vai ter uma loja no projeto de expansão da Casa do Artesão, estamos lançando essa pedra fundamental. Quanto ao artesanato, este representa a cultura de um povo. Ele vai desde o ribeirinho, vai desde a comunidade mais longinqua mostrando a cultura daquele povo. E a gente poder ver isso dentro da Fundação de Cultura de MS, nós podermos ter oficinas, ter rodada de negócios, ter essa semana dedicada aos artesãos, é a certeza que nós vamos perpetuar a cultura do nosso Estado aqui em Mato Grosso do Sul. É um dia de agradecimento a todos os artesãos e artesãs que no dia a dia confeccionam seus trabalhos para podermos chegar nessa semana e mostrar isso para o nosso Estado, para o Brasil e para o mundo porque recebemos muitos turistas aqui”, afirmou o diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS Eduardo Mendes.

A primeira dama de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel, destacou a importância da divulgação do artesanato do Estado para todos que visitam a Capital e o estado como um todo. “A minha ideia do artesão é aquele que com o material do localcom toda simplicidade e autenticidade,ele consegue fazer com que as pessoas levem um pouco daquele local. Todas as pessoas que estão aqui, tanto de Campo Grande quanto do interior e todos que visitam nosso Estado saem daqui com uma lembrança, com um pouco de nós com eles. Temos muitos motivos para nos orgulhar”, destacou.

A artesã Bia Barros, representando a categoria, comemorou a parceria do Governo do Estado para o desenvolvimento da classe e sua atuação tanto no Estado quanto no Brasil. “Este ano temos muitas coisas para acontecer. Através dessa parceria com o governo do estado este anos temos seis feiras nacionais para participar. Sem essa parceria e esse apoio nós jamais sairíamos do nosso Estado. É uma conquista que já vem ao longo dos anos para o desenvolvimento da nossa categoria. Saímos mostrando o que Mato Grosso do Sul tem de belo”, comemorou.

O Secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda lembrou da sensibilidade do governador no investimento no setor cultural e destacou as ações da Secretaria e da Fundação de Cultura de MS na geração de renda desta área. “Nós temos o respaldo de um governador que entende a importância da cultura, não só para preservar a nossa história, não só para preservar nossas raízes, mas também para gerar renda para o nosso povo. Além de democratizar o acesso ás políticas públicas de cultura em todas as suas linguagens. No campo do artesanato estamos investindo na qualificação de nossos artesãos chegando a todos os municípios de Mato Grosso do Sul e também somos responsáveis pela emissão da carteira do artesão dando segurança e que ajuda a normatizar essa categoria tão importante. Que esta seja uma semana que realmente valorize o trabalho de vocês”, finalizou.

Hoje a 16ª Semana do Artesão 2024 continua com a abertura da Feira Mãos que Criam , no Armazém Cultural, às 14h.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS