Geral | Da redação | 19/10/2017 06h33

11ª Mostra Cultural das Escolas Estaduais de MS começa hoje

Compartilhe:

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul através da Secretaria de Estado de Educação realiza nos dia 19 e 20 de outubro, das 8h às 11h e das 13h às 17h, a 11ª Mostra Cultural das Escolas Estaduais de MS, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. O evento conta com a participação de diversas escolas da rede estadual de ensino e parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania, Fundação de Cultura de MS e Fundação de Desporto e Lazer de MS.

O evento é um importante acontecimento no cenário cultural de MS, pois além de estimular a produção artística dentro das escolas, possibilita a difusão das mesmas, no âmbito estadual, momento em que se reúnem na capital todas elas para uma apresentação de parte dos resultados alcançados durante desenvolvimento do ano letivo. Sabe-se que o ambiente escolar é um espaço de múltiplas produções do conhecimento e que a arte se faz presente, como forma de expressão e criação. Nesse contexto as escolas trabalham diferentes modalidades artísticas tais como: Pintura em tela, teatro, música, dança, capoeira, cinema, circo, todas as atividades desenvolvidas no ambiente escolar com o acompanhamento dos professores, coordenadores pedagógicos e direção.

A Mostra cultural das escolas estaduais de MS entra na sua 11ª edição, e durante todo este período, prestou um papel preponderante na formação dos jovens e crianças, criando um espaço para a troca de saberes e experiências, possibilitando o acesso aos bens culturais do nosso estado e, sobretudo exercitando o processo de criação e desenvolvimento de habilidades e o gosto pelo fazer artístico. Em todas as edições, as escolas participaram com afinco e o comprometimento com bons resultados garantindo a qualidade e consolidação do evento que hoje faz parte do calendário de eventos da Secretaria de Estado de Educação.

Esta edição é considerada especial, pois, toda a temática foi relacionada à celebração dos 40 anos de criação do estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto, foi pensada de modo a ressaltar os elementos culturais e artísticos dentre outros, que de alguma maneira caracterizem o estado em suas diferentes regiões, costumes, tradições, contribuições, povos, etc. A proposta apresentada teve como foco o desenvolvimento da pesquisa, em suas mais variadas vertentes culturais, e com essa proposta, proporcionar ao aluno e comunidade escolar em geral uma reflexão acerca da nossa identidade cultural, com destaque especial as nossas manifestações culturais presentes em todas as regiões formadoras do MS.

Como parte complementar do evento, estará acontecendo, nos mesmos dias, e no mesmo espaço cultural das 19 às 21h o Festival de Música das Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul – MS in concert 40 anos. Diante da grande adesão das escolas em participarem da Mostra, a comissão organizadora resolveu realizar um evento paralelo somente com a música. Estarão se apresentando diversas atrações durante os dois dias. A temática segue a mesma proposta dos 40 anos de MS e contará com atrações que vão desde orquestras a duplas sertanejas, todas compostas por alunos da rede estadual de ensino e que em sua grande maioria fazem parte do Programa: Arte e Cultura na Escola, projeto desenvolvido nas escolas do Estado, com atividades artísticas variadas oferecidas no contraturno escolar.

A 11ª Mostra Cultural das Escolas Estaduais de MS e o Festival de Música das Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul – MS in concert 40 anos, é uma promoção do governo do Estado de MS, com realização da Secretaria de Estado de Educação, e conta com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania, Fundação de Cultura de MS e Fundação de Desporto e Lazer de MS.

Além de todas as apresentações culturais das escolas estaduais os eventos contarão com as participações especiais, tudo com entrada franca:

– A 11ª Mostra Cultural das Escolas Estaduais de MS contará com a participação especial de alguns artistas de MS:

Dias 19 e 20 – 8h na abertura: Grupo Funk-se com o espetáculo de dança “Deslimites” (Espetáculo de dança de rua baseado na obra do poeta Manoel de Barros);

Dias 19 e 20 – 14h: Performance teatral com o ator Isac Zampieri: Poema “Águas” de Manoel de Barros.

– Festival de Música das Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul – MS in concert 40 anos:

Dia 19 – 19h: Músico e cantor Chicão Castro e banda;

Dia 20 – 19h: Show Trajetória da Música de MS 40 anos (Jerry Espínola, Rodrigo Teixeira, Ju Souc, Renan Nonato).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS