Gastronomia | Da Redação/Com Prefeitura de Três Lagoas | 22/09/2015 15h26

XII Semana do Peixe começa dia 28 e terá caminhão feira em Campo Grande e Dourados

Compartilhe:

De 28 de setembro a 16 de outubro, acontecerá em todo o Brasil, a Semana do Peixe. Como em todos os anos, o MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) e seus parceiros incentivarão a população brasileira a consumir pescados.

A campanha tem o objetivo de relembrar as pessoas sobre a importância do pescado para uma alimentação saudável e motivá-las a aumentar o consumo desse alimento. Durante a campanha os parceiros vão vender pescados a preços mais baixos como forma de incentivar o consumo e também promoverão capacitações de preparo de pratos à base de pescado.

Neste ano a promoção acontecerá em um período com algumas datas comemorativas, como o Dia do Idoso (1º de outubro), aniversário de Mato Grosso do Sul (11 de outubro), Dia das Crianças (12 de outubro), Dia do Professor (15 de outubro) e Dia Mundial da Alimentação Saudável (16 de outubro).

Em Mato Grosso do Sul o MPA conta com a parceria do governo do Estado, da prefeitura de Campo Grande, Amas (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados), peixarias, Senac, Sebrae, Instituto Guataverá, Centro Vovó Ziza e Associação da Feira Central de Campo Grande.

A programação iniciará com um ato solene no dia 30 de setembro, às 20h, na Feira Central, reunindo todos os parceiros, convidados e a imprensa. A partir dessa data o MPA colocará um caminhão feira à disposição das peixarias da cidade para levar a venda de pescado para feiras nos bairros e na Feira Central. Os supermercados e as peixarias também farão promoções de pescado nos seus estabelecimentos. O Senac em parceria com o Instituto Guataverá e com o Centro Vovó Ziza farão oficinas para capacitar no preparo de pescados.

O cardápio é variado, saboroso e saudável. Para aproveitar as ofertas, é necessário que o consumidor faça as suas compras nos estabelecimentos participantes. Eles estarão identificados com as peças da campanha, como cartazes e banners. Além dessas peças também será distribuído um livro de receitas.

Para saber quais são as lojas participantes da Semana do Peixe, procure o cartaz da promoção.

A Semana do Peixe acontece de 28 de setembro a 16 de outubro.

Dourados – a Semana do Peixe também contará com atividades em Dourados. A parceria é entre a prefeitura do município, Sindicato Rural, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), o governo do Estado, Cooperativa MS Peixe, indústrias de pescado, peixarias e restaurantes. A programação terá início no dia 13 de outubro com uma solenidade no Sindicato Rural. Também no sindicato rural, professoras de Engenharia de Alimentos da UFGD oferecerão uma oficina gastronômica no dia 16 de outubro e entre os dias 16 e 18 de outubro o MPA disponibilizará a estabelecimentos comerciais de pescado da cidade o caminhão feira para realizar a venda de pescado em diversos bairros.

Caminhão Feira – O veículo, de propriedade do Ministério da Pesca e Aquicultura, é uma “peixaria sobre rodas”. O caminhão conta com todos os equipamentos necessários para o funcionamento de uma peixaria (câmaras frias, balcão expositor refrigerado, balanças) dentro dos padrões sanitários exigidos para garantir um pescado de qualidade ao consumidor. As peixarias que utilizarão o caminhão serão credenciadas pelo MPA e deverão apresentar a documentação comprobatória de que seguem as normas sanitárias, fiscais e trabalhistas necessárias para o trabalho de comercialização de pescado.

Datas – O caminhão feira será disponibilizado em Campo Grande na Feira Central (30/9 a 3/10 e 7 a 10/10), na Feira Livre do Guanandi (4/10) e na Feira Livra das Moreninhas (11/10). Já em Dourados, o veículo fica de 16 a 18/10.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS