Gastronomia | Da redação | 10/11/2017 09h20

VI Fegasa inicia atividades com inscrições para Circuito

Compartilhe:

Corumbá será apresentada ao melhor da culinária pantaneira neste mês de novembro. Pratos saborosos com ingredientes regionais estarão disponíveis para degustação dos frequentadores de empresas do setor de alimentos. É o Circuito Gastronômico do VI Festival Gastronômico Sabores das Américas (Fegasa) que vai envolver restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias e food trucks durante 12 dias, oferecendo aos clientes cardápio com iguaria especial. O circuito acontece de 17 a 28 de novembro e está com inscrições abertas até às 16 horas dessa sexta-feira, 10 de novembro.

“O Circuito foi uma maneira de inserirmos mais os empreendimentos do setor de alimentação fora do lar dentro do Fegasa e de também movimentá-los mais, oferecendo mais visibilidade a eles”, afirmou Viviane de Arruda Neves, gerente de programas de desenvolvimento de turismo da Fundação de Turismo do Pantanal. As inscrições para o Circuito Gastronômico devem ser realizadas na sede da Fundação de Turismo do Pantanal, localizada à Rua Domingos Sahib, 570 – Porto Geral.

De acordo com o edital do concurso, publicado do Diário Oficial de Corumbá no dia 08 de novembro, o objetivo é o aprimoramento das técnicas gastronômicas, fomento à utilização dos ingredientes locais e o incentivo à competitividade, fazendo a avaliação do sabor e da apresentação dos pratos inscritos pelos estabelecimentos comerciais participantes. Os cozinheiros terão total liberdade de criação de suas receitas, sendo obrigatória a inclusão na receita criada de no mínimo um insumo que seja componente característico da culinária pantaneira.

A avaliação dos pratos terá participação popular e profissional. No período do concurso, os clientes vão conseguir identificar as empresas que estão participando do Circuito Gastronômico e solicitar, se desejarem, o prato especial. A comida pode ser vendida ao preço entre R$ 20,00 a R$ 30,00 e cada estabelecimento receberá 50 fichas de avaliação. Depois da degustação, o cliente poderá avaliar o prato e depositar a ficha em uma urna disponibilizada pela organização do evento.

Já o júri técnico será composto por cinco pessoas: 2 chefs de cozinha, um jornalista, um representante da Fundação de Cultura e Patrimônio Histórico e um membro do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo). O júri avaliará os pratos no dia 30 de novembro, às 15h30, na Arena Gastronômica. Os itens analisados serão harmonia de sabor e textura, criatividade, técnica utilizada e apresentação do prato (estética). Os três primeiros colocados receberão troféu e prêmio.

“O Fegasa é um evento que valoriza nossa cultura gastronômica e onde há troca de experiência entre os chefs de cozinha – este ano teremos um chef local – junto com os restaurantes, a dona de casa, com quem já tem um pouco do saber, e com os curiosos. Essa valorização do nosso ingrediente local acaba agregando um pouco mais de valor à nossa oferta turística e à nossa culinária pantaneira”, afirmou Viviane Neves.

O VI Festival Gastronômico Sabores das Américas será realizado de 29 de novembro a 2 de dezembro com vários chefs de cozinha que vão oferecer oficinas, palestras e rodas de conversa com interessados no setor. A edição do Fegasa em 2017 virá com novidades, incluindo jantar beneficente e o Concurso Mestre Pantaneiro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS