Gastronomia | Da redação | 29/07/2016 10h48

Restaurantes de Bonito valorizam a carne bovina no Festival Beef Week

Compartilhe:

Um dos maiores produtores nacionais de carne bovina, o Estado de Mato Grosso do Sul recebe pela primeira vez a Beef Week. O evento tem como objetivo aproximar a produção de carne do consumidor.

De 18 a 24 de julho, em Campo Grande, e de 22 a 31 de julho, em Bonito, mais de 40 restaurantes dos mais variados tipos terão pratos à base de carne bovina, assinados por chefs da ACPP – Associação dos Cozinheiros Profissionais do Pantanal, com valor até R$ 50,00. Em Bonito, seis restaurantes participam do evento: o Cantinho da Vovó, Kiosque, Marco Velho, Aquário, Marruá e Pantanal Grill. O evento foi estendido para contemplar também o Festival de Inverno de Bonito que começa hoje. A Abrasel também participa com um stand na Praça da Liberdade, palco da maioria das atrações do Festival.

“A Abrasel MS vê de forma muito positiva a realização da Beef Week como um jeito de apresentar o setor de alimentação para o setor produtivo. Somos um estado pecuário e grande apreciador de carne vermelha. Será uma semana de muita gastronomia e cultura”, disse o presidente da Abrasel MS, Juliano Wertheim.

O proprietário do restaurante Cantinho da Vovó, Cristiano Jensen, veio de São Paulo para Bonito em 1998 para conhecer e acabou ficando. Ele diz que a melhor carne do país é a de Mato Grosso do Sul. “Este é o primeiro festival [Beef Week], decidimos entrar. É um evento que se fala em carne. Acredito que vai se tornar muito grande, algo mundial. Vai se tornar um dos grandes eventos de Mato Grosso do Sul. A carne é o alimento mais importante para qualquer cidadão”.

O restaurante do Cristiano já participou de outros eventos, como o Brasil Sabor, e o prato concorrente hoje está inserido no cardápio do self-service, que é a linguiça caseira com geleia e pimenta doce. ”A carne é o futuro daqui do Estado. A carne daqui tem sabor, qualidade, é macia e bem produzida. A cadeia produtiva faz com que a carne seja melhor. Para o Beef Week, participamos com a bisteca bovina. Decidimos fazer algo diferente, porque todo mundo vai fazer filé mignon. Carnes nobres todo mundo quer fazer”.

O criador do prato Bisteca Bovina Grelhada ao Molho de Vinho Tinto, Valentim Aparecido dos Santos, que é sócio de Cristiano no restaurante, gosta de trabalhar com carne bovina. “Decidi inserir o vinho tinto, um ingrediente que dá sabor interessante, que combina com a carne, e para acentuar o vinho, coloquei pimentas e ervas finas. Quem comeu, aprovou”, contou.

Também participa do Beef Week o restaurante Kiosque. A proprietária e chef de cozinha, Leticia Krause, veio em 2010 de Curitiba para Bonito, e a história do restaurante confunde-se com sua história pessoal. Como ela conta no cardápio, quando era pequena ela vinha passar as férias na fazenda da avó em Bonito e a ajudava a fazer o doce de mamão verde, que hoje é servido no restaurante. O cardápio é inspirado em sua origem familiar, “referências de mim mesma, de minhas memórias”, conta.

Ela decidiu participar do evento porque acha que o Estado tem muito gado, muita carne, e é um bom momento para se falar sobre o assunto, explorar e valorizar a carne. “Criamos o Bife Ancho Grelhado com Batata Doce Frita e Salada. O contrafilé é carne saborosa e pouco explorada. Na Argentina é chamada de bife ancho. Acho bem saborosa, e é bom valorizar outros cortes. A batata doce é uma versão mais light da batata frita. Acompanha também salada com molho gengibre, ao estilo tailandês”.

Confira os restaurantes e pratos para a Beef Week em Bonito (MS):

Cantinho da Vovó

Kiosque Restaurante

Marco Velho

Aquário Restaurante

Marruá

Pantanal Grill

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS