Gastronomia | UFMS | 30/10/2020 08h41

Gastronomia é tema do novo ciclo de debates de projeto da UFMS

Compartilhe:

Como parte do projeto de extensão “Agroextrativismo Sustentável: compartilhando saberes e práticas culturais locais”, será realizado na próxima terça-feira (3) o segundo Ciclo de Debates, dessa vez com o tema “Gastronomia: sustentabilidade, sociobiodiversidade e território”.

Os convidados irão compartilhar suas experiências no uso de produtos da agrobiodiversidade na gastronomia e valorização dos produtos locais, com transmissão pelo YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=_w0ChSJSicA), a partir das 17h (local).

O evento terá a mediação da economista e professora Christiane Pitaluga, da Escola de Administração e Negócios (Esan).

“O agroextrativismo, considerando o potencial da Agricultura Familiar e da nossa sociobiodiversidade, abre uma janela de oportunidades para a gastronomia, que vem cada vez mais se apropriando do conceito do “local food“, ou seja, os chefs vem se utilizando de alimentos locais, provenientes da produção da Agricultura Familiar. Tais produtos, além de serem mais saudáveis, valorizam o local, a cultura, a identidade e o território, desta forma combinando com o padrão de qualidade e de alimentos seguros exigidos pela alta gastronomia”, afirma a professora Christiane Pitaluga.

Para a docente, a live é uma iniciativa que oportuniza a aproximação dos chefs e donos de restaurantes com os produtores locais, promovendo assim a possibilidade de inclusão social e maior dinamismo no desenvolvimento local.

O chef Paulo Machado, considerado um profundo conhecedor da culinária pantaneira, é um dos convidados dessa edição. Ele abordará essa gastronomia, o uso de produtos da sociobiodiversidade e a valorização dos produtos locais.

Dona Elida Martins Aivi é agricultora familiar de Bonito, e trará relatos de como funciona o seu trabalho de agroextrativismo há mais de 20 anos. Já a EcoChef Teresa Corção, fundadora do Instituto Maniva, irá tratar como trabalhar com os alimentos da sociobiodiversidade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS