Gastronomia | Da Redação/Com Assessoria | 12/08/2015 16h48

Fundação de Turismo recebe inscrições para oficinas de festival gastronômico

Compartilhe:

As inscrições para aulas e oficinas que serão oferecidas durante o FEGASA (Festival Gastronômico Sabores das Américas) já estão abertas e seguem até o próximo dia 20. Os interessados devem procurar a sede da Fundação de Turismo do Pantanal, localizada na ladeira Cunha e Cruz, nº 37, Porto Geral, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Não está sendo cobrada taxa de inscrição, mas para confirmar a vaga é preciso fazer a doação de uma lata de leite em pó contendo 400 gramas por cada oficina escolhida. As latas de leite que forem arrecadadas serão doadas para instituições de caridade do município. Quem não conseguir garantir uma vaga para presenciar as oficinas ou não possua condições para doar as latas de leite, ainda assim poderá acompanhar em tempo real as técnicas e truques repassados pelos chefs renomados que participam do evento. É que a Prefeitura disponibilizará a transmissão simultânea no auditório do Sindicato Rural.

“Essa foi uma forma de democratizarmos esses momentos que tem atraído cada vez mais pessoas para o FEGASA. A intenção é que ninguém fique de fora desse evento que vem ao longo dos anos ganhando mais projeção tanto dentro do Estado como no país, exemplo disso, é o elenco de chefs que participam a cada edição”, comentou Hélènemarie Dias Fernandes, diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal.

Serão ofertadas 15 oficinas durante os três dias de realização do evento, assegurando a participação de 600 pessoas com direito a degustação do prato elaborado ou da harmonização realizada pelo chef de cozinha convidado.

Gastronomia é cultura - O evento acontecerá na Sede do Sindicato Rural de Corumbá e vai reunir conhecedores da cultura alimentar regional e da gastronomia contemporânea, no período de 21 a 23 de agosto, sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Corumbá, meio da Fundação de Turismo do Pantanal, e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) do Pantanal, de forma paralela do Festival da América do Sul Pantanal. O FEGASA conta ainda com a parceria de Fundações e Secretarias Municipais, assim como do SEBRAE/Regional Pantanal.

O tema trabalhado este ano “Eu como cultura e compartilho conhecimento” foi inspirado no movimento lançado no Brasil pela aprovação do projeto de lei que visava o reconhecimento oficial da gastronomia brasileira como manifestação cultural brasileira. Inclui-se também o conceito de que a gastronomia é um conjunto de sentidos que unem técnicas e saberes locais, sabor, visual e aroma que, juntos, tocam diretamente a memória afetiva de quem os saboreiam.

Tendo o Pantanal como cenário e reduto de espécies vegetais e cultura singular, a coordenadora do FEGASA, Viviane Neves, lembra que, “em condições para o mercado e o consumo, várias espécies podem compor cada vez mais receitas diferenciadas, fortalecendo o turismo e os pequenos produtos de alimentos artesanais, já que os turistas estão sempre em busca de novas experiências, a qual a gastronomia é fundamental para agregar valor à oferta turística”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS