Fondue: uma receita deliciosa para aquecer durante o inverno

"/>
Gastronomia | Com Tiberius Drumond | 23/06/2021 10h58

Fondue: uma receita deliciosa para aquecer durante o inverno

Compartilhe:

Com os dias mais frios no inverno, nada melhor do que um prato saboroso para aquecer o paladar. Uma boa pedida é a founde. Com origem na Suíça, a palavra deriva de fondre, que em francês significa derreter.

Segundo a Gastrônoma Bianca Eloi, esse tipo de prato era feito com o queijo produzido pelos camponeses na Segunda Guerra Mundial, que aproveitavam o alimento para não morrer de fome. Diante da necessidade, acabaram inventando um prato quente e saboroso para enfrentar o frio. 

Com o tempo, a founde ganhou novos toques e possibilidades de experimentação, como as opções doces. Um dos tipos que ganhou mais notoriedade é o feito com chocolate derretido.

Para dar um toque especial ao servir a founde de chocolate, a sugestão da gastrônoma é degustar junto com uma taça de vinho do Porto, que tem o sabor mais adocicado e que complementa bem a composição do prato. “É uma escolha clássica que combina muito bem com o sabor do chocolate”.

Eloi separou uma receita prática e rápida de fazer para saborear no frio.

Fondue de chocolate com pimenta rosa

INGREDIENTES

250g de Chocolate meio amargo

150g de creme de leite de caixinha

2 colheres de sopa de Rum brasileiro

5 gramas de pimenta rosa

Grissinis

Rodelas de banana

Morango

Tangerina

MODO DE PREPARO

Picar o chocolate em pedaços pequenos. Colocar o creme de leite em uma panela e levar ao fogo médio (se preferir, pode utilizar a própria panela para fondue).

Após a fervura, diminuir o fogo e juntar o chocolate picado e mexer com a espátula até derreter por completo.

Por fim, acrescentar o rum e a pimenta rosa picada.

Transferir o creme de chocolate para uma tigela ou então manter em uma panela de fondue sobre o rechaud. Para acompanhar sirva com grissinis, rodelas de banana, morango e tangerina.

Dica:

Caso não tenha uma panela de fondue com recheaud e o creme de chocolate, ao começar a esfriar ou endurecer, leve para derreter em banho-maria.

A receita apresentada serve até 4 pessoas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS