Gastronomia | Da Redação/Com Ministério da Cultura | 06/04/2015 11h13

Cultura da Alimentação

Compartilhe:

No 31 de março, dia nacional da Saúde e Nutrição, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC) conversou com Paulo Roberto Clemente, do Ponto de Cultura Alimentar Capão Cidadão, de São Paulo. A data faz parte do calendário do Ministério da Saúde e busca incentivar o fortalecimento de práticas que visam qualidade de vida por meio da alimentação saudável. 

"O Ponto de Cultura Capão Cidadão é uma realidade que preenche a lacuna de formação na comunidade, tanto na cultura alimentar quanto na sustentabilidade", argumentou Paulo, sobre a importância de ações dessa natureza.

Sobre o trabalho realizado pelo Ponto, Paulo explica: "recolhemos as receitas das cozinheiras mais antigas da comunidade para praticar. Temos 20 pessoas aprendendo com as senhoras, que passam seu conhecimentos ancestrais referente a plantio das ervas e à culinária regional. Também estamos pesquisando músicas sobre esse tema, para envolver nas nossas ações. As crianças aprendem a reciclar óleo e assim vão se aproximando das noções de importância nutricional. Ao final de cada receita praticada de forma colaborativa, há uma reunião para a degustação dos pratos", conta.

A Cultura é um item essencial nessa construção. A SCDC parabeniza todos os fazedores de cultura de redes alimentares e os profissionais da saúde e nutrição.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS