Turma de setembro encerra oficinas do projeto gratuito de fotografia no Jardim Noroeste

"/>
Fotografia | Com Fundação da Cultura | 14/09/2021 12h13

Turma de setembro encerra oficinas do projeto gratuito de fotografia no Jardim Noroeste

Compartilhe:

O Projeto Nosso Olhar: Fotografia para a Cidadania, entra em sua última etapa, com a turma de crianças de 11 a 15 anos, moradoras do Jardim Noroeste, bairro localizado a aproximadamente 15 minutos do centro de Campo Grande. Segundo o último Censo, essa é a região que concentra o maior número de crianças de 0 a 14 anos da capital de Mato Grosso do Sul.

As aulas de setembro têm como tema “Nós e o celular”. Com enfoque diferente ao que foi oferecido às 4 turmas de mês de agosto, com crianças de 7 a 10 anos, as aulas de encerramento irão propiciar o contato com técnicas da fotografia como temperatura de cor, velocidade, diafragma, como congelar e como borrar movimentos, além da descoberta de aplicativos que permitem a pós produção em imagens registradas a partir do celular. 

O projeto incentivado pelo Fundo de Investimentos Culturais FIC-MS, foi elaborado pelas fotógrafas Elis Regina Nogueira e Vânia Jucá e apresentado em 2019. No entanto, a realização das oficinas só foi possível agora em 2021, cumprindo todos os protocolos de biossegurança. Parte dos recursos foi direcionada para compra de álcool gel, máscaras e camisetas que integram os kits, distribuídos gratuitamente às crianças de todas as turmas, além do lanche diário. Ao final desta edição, que teve início em agosto, 70 crianças terão passado pelas aulas.

Elis Regina Nogueira e Vânia Jucá são referências na fotografia do nosso estado. Parte da história delas é dedicada à inserção social de crianças e adolescentes através da fotografia, desde 2002, quando elas iniciaram o projeto. 

Foi na primeira edição, para crianças e adolescentes do bairro Tiradentes, que a arte entrou na vida do Maurílio Aparecido Gomes de Lima. Hoje com 31 anos, Maurílio é uma das quase 500 pessoas que já participaram do projeto e foi convidado para fazer a palestra de abertura da última turma, contando um pouco da sua história e da transformação que o acesso à cultura lhe proporcionou. Maurílio é assistente social, técnico de eventos culturais, faz gastronomia e é empreendedor, em seu próprio restaurante.  

Serão 19 participantes na última fase, com 20 horas de aula a partir dos dias 14, 16, 21, 23 e 28 de setembro das 14h às 17h. A Oficina Nosso Olhar - Fotografia para a Cidadania acontece na sede da Associação Amigos de Maria, Rua Indianápolis, 2020, Jardim Noroeste. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS