Precursor da fotografia em Três Lagoas completaria 101 anos

"/>
Fotografia | Com Prefeitura de Três Lagoas | 19/08/2021 09h35

Precursor da fotografia em Três Lagoas completaria 101 anos

Compartilhe:

Agosto é um mês especial, principalmente para os amantes da arte. Hoje celebramos o Dia da Fotografia e o precursor desta arte na Cidade, Feres Zaguir, se estivesse entre nós, completaria 101 anos no dia 30 de agosto.

Saudoso por todos que o conhecem na Cidade, Feres fundou o primeiro Photo da Cidade com o seu nome (Photo Zaguir), em 1936, permanecendo na função de registrar histórias e celebrações importantes para os seus clientes que tanto dedicou sua vida por exatos 69 anos, quando o estabelecimento fechou em decorrência da sua morte, em 21 de junho de 2005.

A filha Jamile Aparecida Dugaich Zaguir lembra que seu pai iniciou a profissão muito jovem, aos 16 anos de idade, se dedicando profundamente à profissão, beneficiando a Cidade com fotos incríveis que hoje fazem parte do acervo do Município.

“Tudo que se tem registro de fotografias em Três Lagoas se deve ao fotógrafo Feres Zaguir. Meu pai fotografava a história da Cidade por amor, com esmero e muita dedicação”, conta.

Segundo Jamile, um fato curioso sobre a história do pai é que ele colocava a câmera no lombo e saia pela Cidade, de bom coração e gratuitamente, registrando todos os edifícios que estavam sendo erguidos.

  

Foto: Arquivo Família Zaguir

“Meu pai sempre foi um apaixonado pelo ofício. Ele trabalhava no Photo atendendo os seus clientes com fotos 3×4 e celebrações e dali tirava a remuneração do seu trabalho. Porém tudo que ele fez referente a Cidade foi gratuitamente, por amar Três Lagoas e por acompanhar o seu desenvolvimento desde a abertura do Photo até a data do seu falecimento”, lembrou.

Ferez Zaguir é retratado pela filha como sendo um homem muito culto, engraçado, esteio da família Zaguir, que sempre se preocupou com a família, amigos e era muito bem quisto na Cidade pela sua palavra e por amar festas.

“Meu sonho hoje é ver o nome do meu pai em um museu da Cidade. Fiz até uma promessa que, se meu pai tiver o seu nome em um museu, eu doarei todo o acervo dele para o local e espero realizar isso em vida um dia”, finalizou.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS