Fotografia | Da Redação/Com Midiamax | 19/11/2013 10h44

Exposição fotográfica retrata os 120 anos da chegada dos missionários salesianos ao Estado

Compartilhe:

A exposição fotográfica temporária “Missão Salesiana de Mato grosso: de Dom Bosco a Dom Antônio Malan” acontece de 20 a 31 de janeiro de 2014 no sagão do Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB), em Campo Grande.

O evento é uma das ações em preparação ao Bicentenário de nascimento de Dom Bosco - a ser celebrado em 16 de agosto de 2015 – e também recorda os 120 anos da chegada dos missionários salesianos ao Estado de Mato Grosso.

Em oito painéis com cerca de 100 fotografias os visitantes poderão, inicialmente, conhecer a história de Dom Bosco e sua espiritualidade. Em seguida, verão uma sequência dos primeiros anos da atuação da Missão Salesiana de Mato Grosso; de 1894, com a chegada do primeiro grupo de missionários salesianos a Cuiabá, até 1918, com o término do mandato de D. Antônio Malan – primeiro Inspetor da MSMT.

As fotografias mostram o cotidiano nas escolas, paróquias, nas missões indígenas, além de eventos políticos e culturais com a presença dos salesianos. Sob o governo de D. Malan, entre 1895 e 1918, as missões indígenas receberam a visita e a avaliação do diretor do Serviço de Proteção aos Índios, Gal. Cândido Mariano Rondon. O documento encontra-se arquivado na Sede da MSMT. Foi neste período que o músico salesiano Ir. Ângelo Sordi ensaiou a banda de música dos índios Bororo da Colônia Indígena Sagrado Coração para apresentação na Celebração Solene dos Cem Anos da Abertura dos Portos, no Rio de Janeiro, em 1908. Na ocasião, a MSMT organizou um estande expondo os artefatos, livros, fotografias do trabalho nas missões indígenas. A atuação dos salesianos na educação fez com que o Colégio Salesiano São Gonçalo (Cuiabá) se tornasse uma referência educativa para todo o Estado de Mato Grosso, com estrutura equiparada ao do Ginásio Nacional do Rio de Janeiro, no ano de 1904. Um de seus alunos foi Dom Aquino Correa – salesiano eleito governador de MT, em 1917, e arcebispo metropolitano de Cuiabá, em 1921.

Todo o trabalho de seleção das imagens foi realizado pelo diretor da Sede Inspetorial da MSMT, Pe. João Bosco Monteiro Maciel, com restauração digital feita pela equipe de comunicação da Pastoral Juvenil Salesiana.

Além da exposição temporária os visitantes podem conhecer todo acervo do museu, que conta com a exposição de objetos e utensílios históricos da cultura indígena de Mato Grosso do Sul e de uma coleção de animais empalhados (taxidermizados), fósseis, insetos, conchas e minerais.

As visitas podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. Grupos escolares devem realizar o agendamento prévio por meio do telefone (67) 3326-9788. O Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB) está com ingressos promocionais de R$ 5 até o final da mostra temporária. As crianças até os sete anos não pagam.

O museu está localizado na Av. Afonso Pena, 7.000, no Parque das Nações Indígenas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS